A potência das práticas e intervenções grupais aumentam a fl...
A potência das práticas e intervenções grupais aumentam a fluidez do trabalho e oportunizam o estabelecimento de vínculos entre as pessoas nas organizações. Acerca de grupos e equipes de trabalho, julgue o item a seguir.
Os processos grupais envolvem o grupo como fruto das
relações entre as pessoas, o que permite construir uma
experiência histórica dentro de um espaço e tempo, assim
como formar uma identidade social, com as contradições
entre interesses pessoais e coletivos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
MARTÍN-BARÓ, I. Sistema, grupo y poder Psicología social desde Centroamérica II. San Salvador: UCA Ed., 1989. (Colección Textos Universitarios, 10).
GABARITO: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Psicologia Social e Processo Grupal - Por Silvia Lane
Ao falar em processo grupal e não em grupo ou dinâmica de grupo Lane (1981b, 1984b) se posiciona, trazendo para o centro da discussão o caráter histórico e dialético do grupo. Não se trata apenas de diferença na denominação, mas uma diferença profunda no fenômeno estudado. A partir dessa perspectiva, estamos afirmando o fato de o próprio grupo ser uma experiência histórica, que se constrói num determinado espaço e tempo, fruto das relações que vão ocorrendo no cotidiano e, ao mesmo tempo, que traz para a experiência presente vários aspectos gerais da sociedade, expressas nas contradições que emergem no grupo, articulando aspectos pessoais, características grupais, vivência subjetiva e realidade objetiva. Ressaltar o caráter histórico do grupo implica compreender que o grupo, na sua singularidade, expressa múltiplas determinações e as contradições presentes na sociedade contemporânea.
Os processos grupais envolvem o grupo como fruto das relações entre as pessoas, o que permite construir uma experiência histórica dentro de um espaço e tempo, assim como formar uma identidade social, com as contradições entre interesses pessoais e coletivos.
CORRETA
ESTE É O CONCEITO DE GRUPO.
SE TIVESSE DITO SOBRE EQUIPE A QUESTÃO ESTARIA ERRADA.
GABARITO CORRETO.
A definição de processos grupais utilizada como referência para esta questão é de Martín-Baró que remete ao fato do próprio grupo ser uma experiência histórica, que se constrói num determinado espaço e tempo, fruto das relações que vão ocorrendo no cotidiano, e ao mesmo tempo, que traz para a experiência presente vários aspectos gerais da sociedade, expressas nas contradições que emergem no grupo.
Segundo o autor, o grupo tem sempre uma dimensão de realidade referida a seus membros e uma dimensão mais estrutural, referida à sociedade em que se produz. Ambas dimensões, a pessoal e a estrutural, estão intrinsecamente ligadas entre si.
Outra referência que podemos citar é Lane (1981b, 1984b) que, ao falar em processo grupal e não em grupo ou dinâmica de grupo, se posiciona, trazendo para o centro da discussão o caráter histórico e dialético do grupo.
Não se trata apenas de diferença na denominação, mas uma diferença profunda no fenômeno estudado. A partir dessa perspectiva, estamos afirmando o fato de o próprio grupo ser uma experiência histórica, que se constrói num determinado espaço e tempo, fruto das relações que vão ocorrendo no cotidiano e, ao mesmo tempo, que traz para a experiência presente vários aspectos gerais da sociedade, expressas nas contradições que emergem no grupo, articulando aspectos pessoais, características grupais, vivência subjetiva e realidade objetiva.
Ressaltar o caráter histórico do grupo implica compreender que o grupo, na sua singularidade, expressa múltiplas determinações e as contradições presentes na sociedade contemporânea.
FONTE:
Profª. Thayse Duarte - Estratégia concursos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo