Uma mulher com fator Rh negativo teve seu primeiro filho com...
Certamente isso ocorreu porque
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Fonte da imagem: site mdsaude.com
Certamente isso ocorreu porque
A) o pai da criança tem o fator Rh homozigoto recessivo, igual ao da sua genitora. Incorreta. A genitora possui o fator Rh negativo, que é recessivo homozigoto, e como o feto apresentou incompatibilidade, o fator Rh do pai precisa ser positivo, sendo homozigoto ou heterozigoto dominante.
B) a mãe da parturiente é filha de uma mulher com Rh heterozigótico e pai homozigoto. Incorreta. A mãe da parturiente (avó do feto) sendo filha de mulher Rh+ (heterozigoto) e de homem Rh homozigoto, não há como afirmar que a filha teria fator Rh- pela falta de informação da homozigose do pai, poderia ser dominante ou recessivo.
C) a avô do marido era Rh negativo e teve seis filhos sem DHRN e sem doença hemolítica. Incorreta. Não há como afirmar que o avô do marido era fator Rh- e todos os filhos não tiveram as doenças, pois o pai ou a mãe do marido precisariam apresentar, pelo menos um, o fator Rh+.
D) havia sido aplicada a vacina anti-D depois dos quinze dias do nascimento da criança. Incorreta. A aplicação da vacina anti-D, uma solução com anticorpo imunológico para gestantes com fator Rh-, deve ser realizada a partir de 28 semanas, até 72h após o parto. Depois de 15 dias, não há efeito.
E) na infância, transfundiram sangue de igual tipagem, mas de um fator Rh heterozigótico. CORRETA. O desenvolvimento da DHRN ocorre a partir de produção de anticorpos em primeira gestação, ou por recebimento de transfusão de sangue com fator Rh diferente, o que foi a causa dessa situação colocada na questão.
Gabarito do Professor: E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra E
Que questão esquisita.
As únicas formas de uma mulher ser sensibilizada é por gravidez com feto RH+ ou erro de transfusão sanguínea. Foi o caso dela, quando criança entrou em contato com RH + e desenvolveu anticorpos contra, que na gravidez atual irão atacar o feto.
Esse é o caso que já na primeira gestação o feto corre risco. Não como ocorre em geral nas segundas gestações de mulheres sensibilizadas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo