Considere o seguinte quadro clínico: Paciente de 63 anos, d...
Considere o seguinte quadro clínico:
Paciente de 63 anos, dislipidêmico, hipotireoideo, em uso de rivaroxabana 10 mg/dia por quadro de TVP, inicia subitamente com cefaleia associada a alodínia de escalpo, com redução de força em dimídio esquerdo, disdiadococinesia e dismetria à esquerda, sem alterações de pares cranianos ao exame físico. Apresenta ainda marcha descoordenada e Rommberg negativo. Dados vitais: pressão arterial: 176/75; frequência cardíaca: 96 bpm; saturação de O2 em ar ambiente de 97% e frequência respiratória de 18.
Sobre esse quadro, considere as seguintes afirmativas:
1. É imprescindível exame de imagem, sendo a tomografia computadorizada de crânio uma ótima opção para diferenciar a natureza do evento vascular.
2. Deve-se acionar serviço de trombólise imediatamente, podendo essa abordagem terapêutica ser usada até 6 horas após o ictus neurológico.
3. Deve-se corrigir hipoglicemias, buscar saturação O2 > 94% e, se necessário, iniciar vasodilatador endovenoso para buscar PA < 140/90 mmHg.
4. É importante, na abordagem inicial, classificar o acometimento neurológico de acordo com escalas padronizadas, sendo a mais utilizada a National Intitutes of Health Stroke Scale (NIHSS).
Assinale a alternativa correta.