Acerca das principais abordagens da administração (da clássi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088324 Administração Pública

Acerca das principais abordagens da administração (da clássica à contingencial), da evolução da administração pública no Brasil e das reformas administrativas, julgue o item. 


A autoridade burocrática ou racional legal é decorrente da posição formalmente instituída, ou seja, originada em função da notabilidade, da sabedoria ou da invencibilidade do indivíduo. 


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Quanto à burocracia no âmbito da Administração Pública, julgue a afirmativa.

A autoridade burocrática ou racional legal é decorrente da posição formalmente instituída, ou seja, originada em função do cargo ocupado pelo indivíduo. Essa autoridade é baseada na obediência às leis e aos regulamentos, e não na personalidade ou nas qualidades pessoais do indivíduo.

A notabilidade, a sabedoria ou a invencibilidade são exemplos de autoridade carismática, que é baseada na admiração e na devoção às qualidades pessoais do indivíduo.

Portanto, o item está incorreto, pois afirma que a autoridade burocrática é decorrente da notabilidade, da sabedoria ou da invencibilidade do indivíduo, o que não é verdade.

GABARITO: ERRADO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Autoridade tradicional: baseada em tradições e costumes e práticas passadas de uma cultura. Encontrada nas figuras dos patriarcas e anciões, principalmente das sociedades antigas, apesar de ainda hoje existirem. Nesse caso, a legitimidade da autoridade é assegurada pelas tradições religiosas, crenças e costumes sociais. Acredita-se que ela é sagrada.

Autoridade carismática: baseada nas características físicas e/ou de personalidade do líder em questão. Os seguidores reverenciam seus feitos, sua história e qualidades pessoais. A autoridade carismática tem como desvantagens o fato de poder ser passageira, uma vez que se segura no reconhecimento por parte do grupo e por não deixar sucessores certos.

Autoridade racional-legal: é aquela garantida por regras e normas oriundas de um regulamento que é, por sua vez, reconhecido e aceito pelo grupo. Aqui, deve-se seguir os comandos da pessoa que ocupa o cargo, independente de quem seja. A autoridade está no cargo e não na pessoa que o exerce.

Weber acreditava que a autoridade racional-legal era a mais adequada para o ambiente corporativo, uma vez que não é personalista como as outras duas formas. Por meio desse modelo de autoridade surgiria, o tipo de organização à qual ele deu o nome de Burocrática.

[GABARITO: ERRADO]

A afirmativa está Errada.

A autoridade burocrática ou racional-legal não é decorrente da notabilidade, sabedoria ou invencibilidade do indivíduo, mas sim da posição formalmente instituída dentro da estrutura hierárquica da organização. Na abordagem burocrática da administração, a autoridade é baseada em regras, procedimentos e hierarquia estabelecidos, independentemente das características pessoais do indivíduo que ocupa a posição.

Na burocracia, a autoridade é legitimada pela posição ocupada dentro da organização e pelo cumprimento de regras e regulamentos. A ideia é que a autoridade seja exercida de forma impessoal e imparcial, evitando favorecimentos ou arbitrariedades baseadas em características individuais.

Portanto, a autoridade burocrática ou racional-legal não está relacionada à notabilidade, sabedoria ou invencibilidade do indivíduo, mas sim à sua posição formalmente instituída dentro da estrutura organizacional

GAB ERRADO

A Administração pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado Liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando a evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso, são sempre necessários controles rígidos dos processos como, por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas.

É possível resumir as características da burocracia da seguinte forma:

  • Normas e regulamentos possuem caráter legal;
  • As comunicações são formalizadas e oficiais;
  • O trabalho é dividido de forma racional;
  • Os relacionamentos são impessoais;
  • A autoridade segue a hierarquia organizacional;
  • As rotinas e procedimentos são padronizados;
  • A competência técnica é valorizada através da meritocracia;
  • A administração é especializada (não há patrimonialismo);
  • Os membros da organização são profissionais;
  • O funcionamento da organização é completamente previsível.

...........................................................................................................................................

FONTE: MEUS RESUMOS

OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

Segundo Paludo (2018), mediante a lógica racional-legal, com regras rígidas para toda a administração pública, a burocracia reduzia a discricionariedade dos gestores e demais agentes públicos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo