Acerca das principais abordagens da administração (da clássi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088325 Administração Pública

Acerca das principais abordagens da administração (da clássica à contingencial), da evolução da administração pública no Brasil e das reformas administrativas, julgue o item. 


No período entre 1930 e 1945, no Brasil, houve a tentativa de promover a renovação e a inovação no sistema governamental, com foco essencialmente na reforma dos sistemas de pessoal e administrativo. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão em análise nos faz refletir sobre o surgimento da Administração Burocrática no Brasil. Assim, precisamos buscar a ideia de que o modelo patrimonialista de Administração perdurou, no Brasil, até a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), pelo decreto-lei nº 579/1938, durante o governo de Getúlio Vargas (1930 a 1945). O DASP tinha por finalidade introduzir uma cultura voltada à Administração Burocrática proposta por Max Weber.


A Burocracia é uma forma de organização baseada na racionalidade, no formalismo, na padronização e na especialização para se garantir máxima eficiência no alcance de seus objetivos. Weber considera que o tipo ideal de administração burocrática é um corpo funcional estável de cargos públicos, preenchidos por funcionários selecionados por seu mérito técnico especializado, organizados por estrutura profissional permanente. “Esse tipo administrativo deve ser voltado a responder ao público, seja obedecendo às regras universais que regem a administração, seja atuando conforme padrões de probidade" (Abruccio, 2018).


Ademais, segundo Chiavenato (2020), as principais vantagens das estruturas burocráticas são: racionalidade, precisão, rapidez nas decisões, univocidade de interpretação, uniformidade de rotinas e procedimentos, continuidade da organização, redução do atrito entre as pessoas – os funcionários conhecem o que é exigido deles e seus limites, constância, confiabilidade e benefícios para as pessoas na organização – as pessoas podem encarreirar-se na organização pelo seu mérito.


Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta, pois com o início da implantação do Modelo Burocrático de Administração, houve uma tentativa de inovação do sistema governamental com a mudança de uma ingestão patrimonialista para uma cultura de regras, mérito e carreira. Apesar de sabermos o desenrolar desse modelo burocrático, inicialmente ele foi implantado como forma de combater o modelo patrimonialista e promover uma renovação e inovação da Administração Pública.


GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".

FONTES:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 10.ed. – São Paulo: Atlas, 2020.
ABRUCCIO, Luiz Fernando. Burocracia e Ordem Democrática: Desafios Contemporâneos e Experiência Brasileira. Brasília-DF, IPEA, ENAP, 2018.
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, 1995.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O período que se inicia na década de 30 (mais precisamente em 1937), quando houve, até 1945, todo um esforço de inovação e renovação do aparato governamental. As premissas fundamentais eram a reforma do sistema de pessoal, a implantação e simplificação de sistemas administrativos e das atividades de orçamento, para, de acordo com o modelo weberiano, dar maior eficiência à Administração Pública Federal. Nesse período, foi criado o DASP - Departamento Administrativo do Serviço Público —a grande agência de modernização do primeiro processo planejado de Reforma Administrativa.

https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/download/934/679

Gab C

Certo!

Reforma Administrativa de 1930 e a criação do DASP

Até a década de 30 o Estado brasileiro era uma mistura de clientelismo e patrimonialismo. Com a quebra da bolsoade Nova York, o principal produto exportado pelo Brasil estava em queda, o café. Vargas decidiu realizar uma reforma para implantar mais racionalidade na administração pública. Buscava-se uma maior eficiência. Essa reforma administrativa é baseada em três eixos: Administração Pública, Administração de Pessoal e Administração de Materiais. O órgão central foi o DASP Departamento Administrativo do Serviço Público, para as bancas foi criado em 1936/1938, existiu até 1986 com a saída de Vargas foi perdendo apoio, seus objetivos:

-modernizar a administração pública; e

-suprimir o modelo patrimonialista.

Foi a primeira tentativa de implantar o modelo burocrático no Brasil, foram tomadas as seguintes ações:

- Criação de órgãos formuladores de políticas públicas: conselhos responsáveis por consensos na sociedade sobre diversos temas.

- Expansão de órgãos da administração direta: Ministérios e agências de fiscalização.

Expansão das atividades empresariais do Estado: mediante a criação de empresas estatais, fundações públicas e sociedades de economia mista.

GAB: CERTO

DE 1891 a 1930 à republica velha

·        NÃO EXISTIA UMA PREOCUPAÇÃO REAL PELA EFICIENCIA DOS SERVIÇOS ESTATAIS

·        DURANTE A REPUBLICA VELHA (1889-1930) o patrimonialismo e o clientelismo dominavam a administração pública

·        Política do café com leite

·        Coronelismo e do voto de cabresto

REFORMA DE 1930 (foi a primeira tentativa de implementar o modelo burocrático)

·        As medidas de vargas neste período resultaram na centralização política, econômica e administrativa. Buscava-se uma maior eficiência.

VARGAS PROPÕE UMA REFORMA ADM BASEADA EM TRÊS EIXOS

·        ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

·        ADMINISTRAÇÃO DE PESSSOAL

·        ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

OBJETIVOS DO DASP (DASP É UM DEPARTAMENTO CRIADO(1936) P GERENCIAR ESSA REFORMA)

·        MODERNIZAR A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

·        SUPRIMIR O MODELO PATRIMONIALISTA

FOCO DO DASP

·        CENTRALIZAR E REORGANIZAR A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

·        DEFINIR UMA POLÍTICA PARA GESTÃO DE PESSOAL

·        RACIONARLIZAR METODOS, PROCEDIMENTOS E PROCESSOS ADM

FORAM UTILIZADOS OS PRINCÍPIOS DE ADM CIENTIFICA DE FREDERICK TAYLOR

·        PLANEJAMENTO

·        PREPARO

·        CONTROLE (supervisionar)

·        EXECUÇÃO

A AÇÃO DO DASP SE MANIFESTOU EM TRêS NIVEIS

·        Criação de órgãos formuladores de políticas públicas

·        Expansão de órgãos da administração direta 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo