Depreende-se do texto que ;

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q359394 Português
Depreende-se do texto que ;
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: C.

Trecho: "Tinham seus prediletos: O conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, por exemplo, tornou-se uma escolha tão popular que um grupo de trabalhadores escreveu ao autor pouco antes da morte dele, em 1870, pedindo-lhe que cedesse o nome de seu herói para um charuto; Dumas consentiu".

Ao meu ver, os itens A, B, D e E estão incorretos simplesmente porque todos eles extrapolam o que foi abordado no texto, ou seja, o que se afirma em cada um desse itens não está no texto.

Concordo plenamente com o colega Tiago Passos. Em momento algum o texto deixa claro o que se considera como correta a assertiva da questão (letra "c"). Uma pena esse tipo de avaliação.

A atribuição do nome de um personagem da obra do autor ao charuto é decorrente da popularidade dessa obra e não de uma homenagem ao autor, conforme afirma o gabarito. "O conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, por exemplo, tornou-se uma escolha tão popular que um grupo de trabalhadores escreveu ao autor pouco antes da morte dele, em 1870, pedindo-lhe que cedesse o nome de seu herói para um charuto: Dumas consentiu.", ou seja, por ter se tornado uma escolha tão popular a obra O conde de Monte Cristo, um grupo de trabalhadores pediu ao autor da obra que cedesse o nome do herói para um charuto. Por falta de opções válidas, o jeito é  aturar esse mesmo. Assim como a C, essa extrapolo o que consta no texto. 

Questão ridícula... Em momento nenhum do texto fala-se que os operários cubanos homenagearam Alexandre Dumas. Atribuir ao charuto o nome de um dos personagens do escritor pode ter sido por homenagem, por desejo pessoal de ter relação com o filme, para vender mais com um nome mais famoso, para valer-se da beleza do filme para se ter orgulho do trabalho, por tanta coisa...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo