A partir da leitura do trecho: “Em agosto foi aprovado nos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2039843 Português
O salto da terapia genética

Saudamos o fato de a ciência avançar rapidamente para aplicar técnicas que impeçam a transmissão de doenças hereditárias

    Depois de décadas de hesitações e reveses, a terapia genética está em condições de cumprir suas promessas e dar o salto à prática clínica. Em agosto foi aprovado nos EUA o primeiro tratamento comercial para um tipo de leucemia com mau prognóstico e em 2018 são esperados os resultados das primeiras terapias experimentais para eliminar ou modificar os genes envolvidos em outras patologias e tipos de câncer, entre eles o de pulmão.
    Os primeiros experimentos tiveram de ser abandonados por causa dos efeitos adversos, uma vez que não havia nenhuma maneira segura de extrair os genes alterados e substituí-los por outros normais. A morte de vários pacientes retardou a investigação e as expectativas criadas. O grande salto que aconteceu agora se deve à descoberta — em 2013 — de uma nova técnica de edição genética, chamada CRISPR, que não só permite copiar e colar genes ou porções do genoma como fazê-lo facilmente e a custos muito mais baixos do que as técnicas anteriores. Seu desenvolvimento foi vertiginoso. Depois de demonstrar eficácia em animais, os primeiros testes em humanos foram autorizados em 2016.
    Devemos saudar o fato de a ciência avançar rapidamente para poder aplicar essa técnica de maneira segura em patologias que hoje não têm tratamento ou para evitar a transmissão de doenças hereditárias. Mas também devemos abrir um debate sobre como isso deve ser aplicado. O mesmo procedimento útil para curar pode servir para outros propósitos, como a modificação de determinadas características da pessoa. Ainda estamos longe de ter os conhecimentos necessários para tornar isso possível, pois existem muitos genes e muitas interações entre eles. Mas é conveniente avançar para canalizar a aplicação desses avanços, exigir a máxima transparência nos resultados e garantir que esses tratamentos estejam disponíveis para todos e não apenas para aqueles que eventualmente puderem pagar por eles.

Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/12/28/opinion/1514482006_309077.html
A partir da leitura do trecho: “Em agosto foi aprovado nos EUA o primeiro tratamento comercial para um tipo de leucemia com mau prognóstico e em 2018 são esperados os resultados das primeiras terapias experimentais [...]”, considerando os critérios para o emprego da vírgula, pode-se afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão de pontuação a partir do seu enunciado e das alternativas apresentadas.

Alternativa correta: D

A alternativa correta é a D. De acordo com as regras de pontuação, o uso da vírgula após "em agosto" é facultativo porque se trata de um adjunto adverbial breve. Neste caso, a vírgula pode ser utilizada para dar uma pausa na leitura, mas sua ausência não compromete a clareza ou a estrutura da frase.

Explicação das alternativas incorretas:

Alternativa A: Afirmar que o termo "nos EUA" deveria obrigatoriamente estar entre vírgulas por se tratar de um aposto está incorreto. "Nos EUA" funciona como um adjunto adverbial de lugar e, por isso, não necessita de vírgulas.

Alternativa B: A vírgula após "em 2018" não serve para separar orações justapostas, mas sim para isolar advérbios ou expressões adverbiais deslocadas. Portanto, essa afirmação está errada.

Alternativa C: Afirmar que "em 2018" deveria obrigatoriamente estar entre vírgulas por se tratar de um adjunto adverbial breve é incorreto. Adjunto adverbial breve não necessita de vírgulas, sendo sua utilização facultativa para dar ênfase ou ritmo à leitura.

Resumo:

Para resolver a questão, é necessário compreender o uso da vírgula em diferentes contextos, especialmente em relação aos adjuntos adverbiais. No caso específico apresentado, a vírgula após "em agosto" é opcional, pois se trata de um adjunto adverbial breve, e sua utilização depende do estilo e da fluência desejada na leitura.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo