Para a execução de uma obra, algumas ferramentas e estimati...
I. A finalidade do cronograma físico-financeiro é o levantamento e sistematização de custos relativos à mão-de-obra para fins de cálculo de impostos devidos.
II. O BDI – Benefícios e Despesas Indiretas inclui despesas de água, luz, impostos e taxas relativos à obra ou projeto.
III. Os custos diretos são aqueles envolvidos na mão-de-obra e materiais de construção.
Está correto apenas o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D. Vamos analisar cada uma das afirmativas para entender o motivo.
Afirmação I: A finalidade do cronograma físico-financeiro é o levantamento e sistematização de custos relativos à mão-de-obra para fins de cálculo de impostos devidos.
Essa afirmação está incorreta. O cronograma físico-financeiro não tem como objetivo principal calcular impostos devidos. Ele é uma ferramenta de planejamento que relaciona o progresso físico da obra (etapas e atividades) com os desembolsos financeiros necessários ao longo do tempo. Seu objetivo é garantir que os recursos estejam disponíveis conforme as necessidades de cada fase da obra.
Afirmação II: O BDI – Benefícios e Despesas Indiretas inclui despesas de água, luz, impostos e taxas relativos à obra ou projeto.
Essa afirmação está correta. O BDI é um fator que agrega ao custo direto da obra todos os custos indiretos, que incluem despesas administrativas, impostos, taxas, seguros, entre outros. Portanto, despesas como água, luz, impostos e taxas são sim incluídas no BDI, pois são necessárias para a execução do projeto, mas não estão diretamente ligadas à mão-de-obra ou materiais de construção.
Afirmação III: Os custos diretos são aqueles envolvidos na mão-de-obra e materiais de construção.
Essa afirmação também está correta. Custos diretos referem-se a todos os custos que podem ser diretamente atribuídos à produção de bens ou serviços, no caso de uma obra, são os custos relacionados diretamente à execução, como mão-de-obra, materiais de construção e equipamentos utilizados na obra.
Analisando as alternativas:
A - I, apenas. Incorreta. A afirmação I está incorreta.
B - II, apenas. Incorreta. Embora a afirmação II esteja correta, a afirmação III também está correta.
C - III, apenas. Incorreta. Embora a afirmação III esteja correta, a afirmação II também está correta.
D - II e III, apenas. Correta. Ambas as afirmações II e III estão corretas.
E - I e II, apenas. Incorreta. A afirmação I está incorreta.
Portanto, a alternativa D - II e III, apenas é a correta, pois reflete com precisão os conceitos de BDI e custos diretos na construção civil.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
II e III CORRETAS
I.
O cronograma físico-financeiro é a combinação do cronograma físico com o cronograma financeiro. O físico retrata a evolução dos serviços ao longo do tempo. Já o financeiro, quantifica mensalmente os custos e receitas desses mesmos serviços. Com a junção dos dois temos a distribuição temporal dos valores de acordo com a evolução dos serviços executados na obra.
Ele é a representação gráfica do andamento previsto para a obra ou serviço (Cronograma de Gantt), em relação ao tempo e respectivos desembolsos financeiros. É a ferramenta gráfica que oferece uma visão global da execução da obra, retratando os serviços a serem executados, tempo de execução, além do custo dos serviços. Tem por objetivo, apresentar a previsão de desembolsos no decorrer do tempo de execução proposto pelo projeto.
II.
BDI é uma taxa que se adiciona ao custo de uma obra para cobrir as despesas indiretas que o construtor tem, mais o risco do empreendimento, as despesas financeiras incorridas, os tributos incidentes na operação e eventuais despesas de comercialização. O lucro do empreendedor e o seu resultado são frutos de uma operação matemática baseada em dados objetivos envolvidos em cada obra. É o percentual que deve ser aplicado sobre o custo direto dos itens da planilha da obra para se chegar ao preço de venda.
III.
O Custo Direto é resultado da soma de todos os custos unitários dos serviços necessários para a construção da edificação, obtidos pela aplicação dos consumos dos insumos sobre os preços de mercado, multiplicados pelas respectivas quantidades, mais os custos da infraestrutura necessária para a realização da obra.
LETRA D
QConcursos, melhore o filtro de questões! A referida questão está associada ao filtro da Lei 12.378/2010
A II está errada, não?
Essas despesas são classificadas no CUSTO INDIRETO, que compõe o custo total (custo direto + indireto - custos da adm local), portanto não compõe o BDI (lucro + despesas indiretas - impostos e custos da adm central).
Alguém pode me ajudar nessa?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo