No ensino da avaliação psicológica, não se pode prescindir d...
No ensino da avaliação psicológica, não se pode prescindir do aprofundado estudo das teorias psicológicas que fundamentam a técnica de coleta e análise de informações adotadas em processos avaliativos, seja no contexto clínico, seja no contexto organizacional e do trabalho. Desse modo, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico, julgue o item subsequente.
Uma síndrome esquizofreniforme pode ser a manifestação
clínica de transtornos esquizofrênicos, de uma síndrome
cerebral orgânica psicótica devido ao abuso e à dependência
de anfetaminas, ou ainda, de transtornos bipolares psicóticos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Assim como é o caso da esquizofrenia, a pessoa com transtorno esquizofreniforme apresenta sintomas, como delírios, alucinações, pensamento e fala desorganizados e comportamento motor bizarro e inadequado (incluindo a catatonia) que indicam que ela perdeu o contato com a realidade.
Devido a essa semelhança, o médico faz uma avaliação cuidadosa da duração dos sintomas psicóticos. Se eles tiverem durado por mais de um mês, mas tiverem desaparecido no prazo de seis meses após terem começado, a pessoa será diagnosticada com transtorno esquizofreniforme. No entanto, o médico precisa descartar toda psicose temporária que pode ter sido causada por um transtorno por uso de substâncias ou outro quadro clínico.
Caso os sintomas psicóticos persistam por mais de seis meses, o diagnóstico mais provável será a esquizofrenia; entretanto, algumas pessoas apresentam transtorno bipolar ou transtorno esquizoafetivo.
GABARITO: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Cheniaux aponta que a síndrome delirante-alucinatória está presente na Esquizofrenia, no transtorno esquizofreniforme, na intoxicação por cocaína e anfentamina e nos transtornos de humor (Categoria do transtorno bipolar). Para o diagnóstico adequado, é necessário levar em consideração a ampla variedade de transtornos mentais e codições médicas que podem manifestar quadros psicóticos. Como nos exemplos acima, as condições apresentam características psicóticas que devem ser analisadas em seu contexto a partir de um diagnóstico diferencial.
alguém explica? pois o DSV fala diferente com relação a esquizofreniforme ...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo