Dentro os riscos ambientais, os riscos físicos tem posição d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa D. Vamos entender o porquê e analisar as demais alternativas.
Alternativa D: Esta opção está correta ao listar os agentes físicos de risco no ambiente de trabalho. Ela menciona ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes e não-ionizantes, iluminação deficiente, umidade e ultra-som. Estes são, de fato, os agentes físicos reconhecidos nas normas regulamentadoras quanto aos riscos ambientais que podem afetar a saúde dos trabalhadores.
Alternativa A: Esta alternativa está incorreta. Os riscos físicos no ambiente de trabalho não incluem acidentes domésticos. O foco aqui é nos riscos presentes no próprio ambiente ocupacional, que são especificamente relacionados ao local de trabalho e não abrangem acidentes que ocorram fora dele.
Alternativa B: Esta alternativa traz informações incorretas e confusas. Ela menciona “sol e o mar”, que não são típicos agentes físicos considerados nos ambientes de trabalho. O que se pretende listar são condições ambientais que realmente afetam o trabalhador, como ruído e radiações, mas essa alternativa não apresenta corretamente esses agentes.
Alternativa C: Esta opção está incorreta porque menciona LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) como decorrentes de riscos físicos, quando, na verdade, elas são mais comumente associadas a riscos ergonômicos, e não a físicos.
Alternativa E: Esta alternativa está errada ao associar incêndios diretamente como um risco físico. Incêndios, de fato, envolvem temperaturas extremas, mas são considerados mais adequadamente sob a categoria de riscos de segurança, não físicos, conforme as definições das normas de segurança.
A questão aborda a necessidade de compreender claramente quais são os agentes físicos no ambiente de trabalho, conforme estabelecido pelas normas regulamentadoras, e a importância de distinguir corretamente entre os diferentes tipos de riscos (físicos, ergonômicos, de segurança, etc.). Estar ciente dessas distinções ajuda não apenas na prevenção, mas também na promoção de um ambiente de trabalho saudável.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
São considerados agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não-ionizantes, iluminação deficiente, umidade e o ultra-som
Agentes físicos é diferente de Risco físico. Os agentes são diversos e a banca considerou iluminação deficiente como um.... para o mapa de risco, ficaria como mecânico e não físico. Polêmica essa questão
Outro assunto é a umidade, umidade não é considerado um agente ambiental (Mara Camisassa)
Iluminação deficiente não seria risco ergonômico, ou dependendo da situação, ... de acidente?
Não fosse a explicação do Ricardo acima, eu já ia dizer que a questão não tinha resposta correta, mas o comentário do colega explica corretamente sobre a inclusão de iluminação deficiente como agente físico
sol e mar
Questão maldosa, ê banca
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo