A usabilidade é dividida em metas que auxiliam o designer d...
A usabilidade é dividida em metas que auxiliam o designer de interação a avaliar os aspectos de um produto interativo. Para a meta de UTILIDADE, o que deve ser considerado ao avaliar um sistema?
Gabarito comentado
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A alternativa correta é a C.
Vamos entender por que essa alternativa é a correta e as razões pelas quais as outras alternativas estão incorretas.
Tema da Questão: A questão aborda a métrica de **usabilidade** chamada **utilidade**. A usabilidade é um conceito fundamental na avaliação de **interfaces de usuário** e **sistemas interativos**. Ela se divide em várias metas que auxiliam na avaliação dos aspectos de um produto interativo. Entre essas metas, a **utilidade** refere-se à capacidade do sistema de fornecer um conjunto apropriado de funções que atendam às necessidades dos usuários.
Justificativa da Alternativa Correta (C): A opção C afirma que a utilidade é avaliada considerando se o sistema fornece um conjunto apropriado de funções, atendendo às necessidades e expectativas do usuário final. Isso está alinhado exatamente com o conceito de utilidade, que se preocupa com a adequação das funcionalidades oferecidas pelo sistema em relação às tarefas que os usuários necessitam realizar. Portanto, ao avaliar a utilidade, o foco principal é se o sistema possui as funcionalidades necessárias e se estas são relevantes para os objetivos dos usuários.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: Esta alternativa menciona que a utilidade se refere à capacidade do sistema de auxiliar o usuário na realização das tarefas de forma mais rápida e precisa. Porém, isso está mais relacionado à **eficiência**, que é uma métrica de usabilidade diferente. A eficiência trata de como o sistema auxilia o usuário a completar tarefas de maneira eficaz e com menos esforço.
Alternativa B: A alternativa B foca na facilidade de aprender a utilizar as funcionalidades do sistema, o que está relacionado à métrica de **aprendizado**. Aprendizado é sobre a rapidez com que novos usuários conseguem começar a utilizar o sistema efetivamente, não diretamente sobre a utilidade.
Alternativa D: A alternativa D fala sobre a facilidade de lembrar como utilizar o sistema após uma experiência prévia, o que se refere à métrica de **memorização**. Memorização indica quão bem os usuários conseguem lembrar o uso do sistema após um período de inatividade, não sendo um critério direto de utilidade.
Espero que esta explicação tenha esclarecido o conceito de **utilidade** e a razão pela qual a alternativa C é a correta. Qualquer dúvida adicional, sinta-se à vontade para perguntar!
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Comentários
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a) eficiência
b) aprendizado
c) utilidade
d) memorização
.
Para fechar as 6 Metas de Usabilidade, faltam:
5) Eficácia: capacidade de resolução de problemas associado ao grau de realização dos objetivos
6) Segurança: serve para prevenir erros (clique em botões errados) e reduzir riscos (proximidades de botões perigosos como salvar e apagar)
✅Gabarito(C)
Interessante o material da autora Irla Rebelo.
As seis metas de usabilidade que são eficácia, eficiência, segurança, utilidade, aprendizado e memorização.
Demais referências são o autor Jakob Nielsen e as normas ISO 9126 e ISO 9241-11.
Utilidade
O sistema deve fornecer ao usuário um conjunto apropriado de funções – aquelas que são realmente esperadas pelo usuário. Significa oferecer o tipo certo de funcionalidade.
Fonte: https://irlabr.wordpress.com/apostila-de-ihc/parte-1-ihc-na-pratica/6-usabilidade-e-suas-metas/
Gab C
As seis metas de usabilidade que são:
- eficácia,
- eficiência,
- segurança,
- utilidade,
- aprendizado e
- memorização.
Usabilidade é o termo utilizado para se referir à facilidade com que os usuários lidam com uma ferramenta. É a maneira com a qual um dispositivo ou funcionalidade tecnológica é aplicado para o cumprimento de seu objetivo;
Abraça as interações entre seres humanos e computadores, simplificando as atividades para as quais foram criados por meio de noções de ergonomia.
Para que algo seja usável, precisa ser simples e prático.
Neilpatel.com
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