A respeito do leite materno, analise as afirmativas a seguir...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O leite materno apresenta inúmeras vantagens, como melhor digestibilidade e capacidade de prover componentes imunológicos únicos, além de possuir perfil nutricional balanceado para recém-nascidos pré-termo.
É a principal fonte de energia e nutrientes durante os seis primeiros meses de vida, sendo importante durante períodos de doença, reduzindo o risco de mortalidade por infecções, diarreia e subnutrição.
É o mais indicado para o prematuro, pois, nas primeiras quatro semanas contém alta concentração de nitrogênio, proteínas, lipídeos, vitaminas, cálcio e energia, quando comparado ao leite de mães de recém nascidos a termo.
Letra D
I - A lisozima é uma enzima presente no leite materno com ação bactericida, interagindo sinergicamente com lactoferrina e IgA
II - Grande parte do leite de uma mamada é produzida enquanto a criança mama, sob o estímulo da prolactina. A ocitocina, liberada principalmente pelo estímulo provocado pela sucção da criança, também é disponibilizada em resposta a estímulos condicionados, tais como visão, cheiro e choro da criança, e a fatores de ordem emocional, como motivação, autoconfiança e tranquilidade.
III - Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém mais proteínas e menos gorduras do que o leite maduro, ou seja, o leite secretado a partir do sétimo ao décimo dia pós-parto
IV - O alimento de escolha para o RNPT é o leite de sua própria mãe. O leite produzido pela mãe de RNPT nas primeiras 4 semanas pós-parto contém maior concentração de nitrogênio, proteínas com função imunológica, lipídios totais, ácidos graxos de cadeia média, vitaminas A, D e E, cálcio, sódio e energia que aquele da mãe do RN de termo.
Segue lá: @nutricaoconcurso
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo