O diagnóstico da hipogalactia baseia-se em dados da história...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos explorar o tema abordado na questão: o diagnóstico de hipogalactia, que se refere à produção insuficiente de leite materno pela mãe. Um dos indicadores dessa condição é o ganho de peso inadequado do lactente, ou seja, o bebê não está ganhando peso de acordo com o esperado.
A alternativa correta é: A - 20 g/dia.
Para entender melhor, é importante saber que, em condições normais, um bebê deve ganhar entre 20 a 30 gramas por dia durante os primeiros meses de vida. Quando o ganho de peso é abaixo de 20 g/dia, isso pode indicar problemas na amamentação, como a hipogalactia.
Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa A - 20 g/dia é a correta porque estabelece o limite inferior do ganho de peso diário esperado para um lactente. Se o ganho for abaixo desse valor, pode-se suspeitar de hipogalactia, entre outros fatores.
Análise das Alternativas Incorretas:
- B - 25 g/dia: Este valor está dentro da faixa normal esperada para o ganho de peso diário dos lactentes, portanto, não indica hipogalactia.
- C - 30 g/dia: Assim como na alternativa B, 30 g/dia é um ganho de peso esperado e não caracteriza insuficiência de produção de leite.
- D - 35 g/dia: Este valor é superior ao esperado mínimo, indicando que o lactente está ganhando peso adequadamente, descartando hipogalactia.
- E - 40 g/dia: Um ganho de 40 g/dia é muito acima do normal, novamente não indicando hipogalactia.
Para resolver questões como esta, é importante que você compreenda os padrões de crescimento de um lactente e os fatores que podem influenciar o ganho de peso. Isso irá ajudá-lo a identificar corretamente os valores que estão fora da norma.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo