“O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2069809 Nutrição
O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil”. Sobre esse tema, avalie os itens sobre este tema. 
I. Nos primeiros dias da amamentação, o leite materno é chamado de colostro, tem uma coloração bem amarelada característica, isto porque tem maior teor de lipídios. II. A apojadura é a transição do colostro para leite maduro e ocorre cerca de 21 dias após o parto. III. A produção de leite materno é proporcional à quantidade de vezes que a mama é esvaziada, logo, quanto mais vezes o bebê sugar o peito ou quanto mais a mulher retirar o seu leite, seja por extração manual ou com bomba, maior será a quantidade de leite materno. IV. Grande parte do leite de uma mamada é produzida enquanto a criança mama, sob estímulo da prolactina. V. A ocitocina, liberada principalmente pelo estímulo provocado pela sucção da criança, também é disponibilizada em resposta a estímulos condicionados, tais como visão, cheiro e choro da criança, e a fatores de ordem emocional.
Quantos destes itens são VERDADEIROS? 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. Nos primeiros dias da amamentação, o leite materno é chamado de colostro, tem uma coloração bem amarelada característica, isto porque tem maior teor de lipídios.

II. A apojadura é a transição do colostro para leite maduro e ocorre cerca de 21 dias após o parto.

I. Nos primeiros dias da amamentação, o leite materno é chamado de colostro, tem uma coloração bem amarelada característica, isto porque tem maior teor de lipídios.

Colostro: é o primeiro produto da secreção láctea da nutriz até o 7º dia pós-parto. De aspecto amarelado (em função do teor elevado de caroteno) e espesso.

 II. A apojadura é a transição do colostro para leite maduro e ocorre cerca de 21 dias após o parto

Leite de transição: produzido no período intermediário entre o colostro e o leite maduro, ou seja, entre o 7º e o 14º dias após o parto.

III. A produção de leite materno é proporcional à quantidade de vezes que a mama é esvaziada, logo, quanto mais vezes o bebê sugar o peito ou quanto mais a mulher retirar o seu leite, seja por extração manual ou com bomba, maior será a quantidade de leite materno. 

IV. Grande parte do leite de uma mamada é produzida enquanto a criança mama, sob estímulo da prolactina. 

V. A ocitocina, liberada principalmente pelo estímulo provocado pela sucção da criança, também é disponibilizada em resposta a estímulos condicionados, tais como visão, cheiro e choro da criança, e a fatores de ordem emocional.

Fonte: Estratégia concursos

Apojadura é o preparo da mama para a produção de leite que, geralmente, acontece até cinco dias após o parto.

Fonte: Fiocruz

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo