Com relação à Orientação a Objeto, assinale a alternati...
Com relação à Orientação a Objeto, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B - O polimorfismo permite que objetos distintos respondam a mesma mensagem, sendo adaptada para cada objeto.
Para entender a alternativa correta, é importante conhecer os conceitos básicos da Programação Orientada a Objetos (POO). Neste paradigma, temos características fundamentais como encapsulamento, herança, abstração e polimorfismo. Vamos focar no polimorfismo, que é o conceito indicado como correto pela questão.
O polimorfismo é uma propriedade que permite que um mesmo nome represente diferentes tipos de ações, dependendo do contexto em que é usado. Na prática, isso significa que objetos de diferentes classes podem ser acessados através da mesma interface, enquanto cada um responde de maneira apropriada segundo seu tipo específico. Por exemplo, suponha que temos uma classe base chamada Animal com um método falar(). As classes Cão e Gato, que herdam de Animal, podem implementar falar() de maneiras distintas (um latido e um miado, respectivamente), mas ambos podem ser tratados genericamente como um Animal.
Essa característica promove flexibilidade e reusabilidade no design de software, permitindo que o código seja escrito de forma mais geral e que comportamentos específicos sejam definidos em subclasses. O polimorfismo pode ser implementado de várias formas, como por exemplo através do uso de sobrecarga de métodos (quando métodos têm o mesmo nome mas assinaturas diferentes) ou sobrescrita de métodos (quando um método de uma classe filha tem a mesma assinatura de um método na classe pai).
Essa questão testa a compreensão da natureza e aplicação do polimorfismo em POO. O conhecimento deste conceito é fundamental para qualquer desenvolvedor que trabalhe com linguagens de programação orientadas a objetos, pois ele está presente na maioria dos sistemas modernos baseados em objetos.
Portanto, a alternativa B está correta porque captura a essência do polimorfismo ao descrever que objetos de tipos diferentes (classes) podem responder de maneira apropriada a uma mesma "mensagem" (chamada de método), baseando-se em suas implementações específicas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: B
A) Herança é o nome utilizado para indicar quando uma classe reimplementa o método de outra classe.
Esse conceito faz referência ao Polimorfismo.
Herança é quando uma classe herda características (atributos) e comportamentos (métodos) de um outra classe.
B) O polimorfismo permite que objetos distintos respondam a mesma mensagem, sendo adaptada para cada objeto.
C) Uma classe é a representação dinâmica de um objeto do mundo virtual. ERRADO: representação de um objeto do mundo Real.
D) Um método abstrato possui uma implementação e é herdado pelas classes-filhas.
ERRADO: Normalmente, os métodos abstratos são listados em uma estrutura, chamada de interface, que é implementada por classes. Nessa interface, os métodos abstratos são apenas "declarados" e a sua implementação ocorre apenas na estrutura da classe.
Letra B)
Polimorfismo é a característica única de linguagens orientadas a objetos que permite que diferentes objetos respondam a mesma mensagem cada um a sua maneira.
Em termos de programação, polimorfismo representa a capacidade de uma única referência invocar métodos diferentes, dependendo do seu conteúdo.
Fonte: https://www.inf.pucrs.br/~michael/aulas/algo_progII/apresentacoes/Heranca-Polimorfismo-MetAbstrato.htm
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo