A Gestão de material deve levar em consideração também os cu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2039873 Administração de Recursos Materiais
A Gestão de material deve levar em consideração também os custos de estoques, pois além do próprio custo dos itens de material que compõem o estoque (gasto da compra ou na produção dos bens), há outros custos relacionados aos estoques, que são divididos em três categorias: custos diretamente proporcionais ao nível do estoque médio, custos inversamente proporcionais ao nível do estoque médio e custos independentes do nível do estoque médio. Marque a alternativa que apresenta um custo inversamente proporcional ao nível do estoque médio.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

basta pensar, se eu tenho bastante estoque, o meu custo do pedido diminui, agora se eu tenho poco estoque, o custo do pedido aumenta, pois vou ter que fazer mais pedidos devido ao estoque baixo. sao inversamente proporcionais.

é diferente do custo de armazenagem e do estoque, eles sao diretamente proporcionais, na medida que um aumenta, o outro tbm aumentará, quanto maior o estoque maior sera o gasto com armazenagem, quanto menor o estoque quase nao vou ter gastos com armazenagem

GABARITO: LETRA A

ACRESCENTANDO:

"Os custos de pedido são todos os custos que estão relacionados à reposição dos estoques, ou seja, tudo aquilo que é gasto em recursos financeiros para que possa se fazer a reposição dos estoques.

Dessa maneira, estão incluídos nesse tipo de custos, os contatos telefônicos com os fornecedores, o uso de softwares para se fazer pedidos automáticos, a impressão de ordens de compra, a remuneração das pessoas envolvidas com os pedidos, entregas e organização dos produtos, entre outros."

FONTE: Portal Educação.

Fiz como a logística matemática inversamente proporcional = ou

  • Custos diretamente proporcionais: crescem na mesma medida que o valor do estoque também cresce.

Quanto mais estoque a empresa tiver, maior será:

a necessidade de área para armazenagem (custo de espaço físico).

a probabilidade de perdas, furtos e roubos (custo de perdas).

a probabilidade de os itens se tornarem obsoletos (custo de obsolescência) letra B

o valor gasto com o seguro do estoque. letra C

o valor perdido com o risco da desvalorização dos itens no mercado (custo de depreciação). letra D

  • Custos inversamente proporcionais: diminuem mesma medida que o valor do estoque cresce.

São referidos como custo de pedido (materiais comprados) (letra A) ou custo de produção.

É a totalidade de custos incorridos durante o processo de compra ou abastecimento do estoque.

Ex.: custos operacionais de tarefas executadas pela equipe de compras (salários, transporte).

Se um órgão público desejar adquirir 1.000 ou 2.000 resmas de papel A4, por pregão, não haverá diferenças significativas nas tarefas anteriormente arroladas. 

O valor gasto para o órgão fazer um pedido de 1.000 resmas será o mesmo valor gasto para fazer um pedido de 2.000, logo, pode ser mais vantajoso fazer poucos pedidos mais volumosos durante um período de um ano, por exemplo, e ainda pode conseguir descontos ao comprar grandes quantidades (gerando economia de escala, que é um dos objetivos da administração de estoques).

Obs.: o custo de pedido ou de produção não leva em conta o valor do item em si, apenas das atividades necessárias para realizar a aquisição/produção.

  • Há ainda os custos independentes, que não variam de acordo com o volume do estoque.

Por exemplo, um espaço com capacidade para armazenar 10 mil resmas terá o mesmo custo de manutenção se lá apenas houver 5 mil resmas, ou até mesmo se o estoque chegar a 0, ainda será pago o valor da manutenção do espaço vazio, como contas de luz, aluguel de galpão, limpeza etc.

Fonte: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2449/1/Apostila%20-%20Gest%C3%A3o%20de%20Materiais%202016%20%283%29.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo