Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de inventár...
Por meio da curva ABC, evidencia-se a relação entre volume de faturamento e quantidade de produtos rentáveis, o que permite explicar a contribuição de um conjunto de produtos para o lucro da empresa, como, por exemplo, a razão de 80% do lucro de uma companhia serem gerados por somente 20% de seus produtos comercializados.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Existe uma relação entre o volume de faturamento e o número de produtos rentáveis, ou seja, muitas das vezes, 80% do lucro de uma companhia é gerado por somente 20% dos produtos comercializados. Não necessariamente a relação é 80/20, mas pode ser 70/30 ou 90/10.
GABARITO: CERTO
FONTE: M.A.P.DIAS -Adm. Materiais uma abordagem logística
A questão está correta, outras duas podem ajudar a entender melhor, vejam:
Prova: CESPE - 2010 - MPU - Analista AdministrativoDisciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Curva ABC;A classificação ABC, fundamentada nos estudos de Vilfrido Pareto, tem o objetivo de definir os itens de maior valor de demanda.
GABARITO: CERTA.
O economista Vilfredo Pareto criou um princípio que, originalmente, se aplicava à análise da distribuição de renda e que, posteriormente, foi adaptado à realidade da administração da qualidade, tornando-se uma ferramenta para a escola de gestão. Esse princípio, denominado de princípio de Pareto, pode ser empregado para definir prioridades na correção de problemas e (ou) defeitos, permitindo ao administrador perceber que, em geral, 20% das causas ocasionam 80% dos efeitos.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - STF - Analista Judiciário - Área Administrativa
Disciplina: Administração de Recursos Materiais
Sabendo que grande parte do sucesso no gerenciamento de estoques depende fundamentalmente da classificação dos materiais da empresa, julgue os itens a seguir.
Na curva ABC de gerenciamento de estoques, que se baseia nas quantidades utilizadas e no seu valor, a definição das classes A — itens mais importantes —, B — itens intermediários — e C — itens menos importantes — obedece a critérios de bom senso e de conveniência dos controles a serem estabelecidos e, em geral, cerca de 20% dos itens são considerados de classe A, 30% de classe B e 50% de classe C.
GABARITO: CERTA.
Por exemplo em uma concessionária, temos carro Jetta, Gol, Golf.
Classe A = Jettas + importantes, > Lucro, < quantidade
Classe B = Golf (intermediário)
Classe C = Gol -importantes, < lucro, > quantidade
Logo, os Jettas 80% do lucro, correspondem a 20% de quantidade.
CERTO
Classe A=Materiais em baixa quantidade 20%(produtos) e alto valor(lucro) 80%
Fundamento no princípio de Pareto.
Gab. Correto
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo