Em relação às penalidades atribuídas aos crimes relacionado...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1123225 Direito Penal
Em relação às penalidades atribuídas aos crimes relacionados às finanças públicas, a alternativa que apresenta a pena de detenção a ser aplicada pelo fato de deixar de ordenar, de autorizar ou de promover o cancelamento do montante de restos a pagar inscrito em valor superior ao permitido em lei é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A fim de responder à questão, faz-se necessário que se analise o enunciado e verifique a qual tipo penal a conduta se subsome e extraia do preceito secundário do tipo qual a pena cominada.
A conduta de "deixar de ordenar, de autorizar ou de promover o cancelamento do montante de restos a pagar inscrito em valor superior ao permitido em lei" está tipificada no artigo 359 - F do Código Penal, estabelece o delito de "cancelamento de restos a pagar". A pena cominada para o delito é de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos de detenção. 
Com efeito, a alternativa correta é a constante do item (E).
Gabarito do professor: (E)

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab E

Em razão da prescrição legal, contida na Lei de Responsabilidade Fiscal, foram incluídas algumas disposições no Código Penal, por meio da Lei nº 10.028, de 19 de outubro de 2000, relativas ao não cancelamento de restos a pagar, assim descritas:

Art. 359-F. Deixar de ordenar, de autorizar ou promover o cancelamento do montante de restos a pagar inscrito em valor superior ao permitido em lei.

Pena: Detenção de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos.

Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/restosapagar

Sério? Cobrar pena? Pelo amor de Deus!

questão lixo, o examinador nao tem condições cognitivas de fazer uma questão decente?

Hey, examinador! Vá comer tomate cru!

NÃO CANCELAMENTO de restos a pagar 

       Art. 359-       F.

 Deixar de ordenar, de autorizar ou de promover o cancelamento do montante de restos a pagar inscrito em valor superior ao permitido em lei: 

CUIDADO! A mera demora (negligência) não constitui o crime em questão, devendo o agente QUERER CONSCIENTEMENTE DEIXAR DE ORDENAR, AUTORIZAR OU PROMOVER O CANCELAMENTO DO MONTANTE.

O crime de não cancelamento de restos a pagar é crime omissivo puro.

Sendo crime omissivo puro, não cabe a tentativa, pois ou o agente deixa, voluntariamente, correr o prazo sem realizar o ato, e o crime se consuma, ou o agente não pratica crime algum, pois se o fizer no último dia do prazo, não cometeu o crime.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo