A respeito das disposições da Lei n.° 9.784/1999, julgue o i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3058173 Direito Administrativo

A respeito das disposições da Lei n.° 9.784/1999, julgue o item.


Em inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou da autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de cinco dias, salvo motivo de força maior. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda disposições da Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal. O foco está nos prazos para a prática de atos nesse processo.

De acordo com o artigo 24 da referida lei, "inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou da autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de cinco dias, salvo motivo de força maior". Este é o fundamento para a alternativa correta, indicada como C - certo.

A questão central aqui é o prazo para a prática de atos administrativos. A lei estabelece um prazo padrão de cinco dias quando não há outra determinação específica. Isso garante eficiência e previsibilidade no andamento dos processos administrativos.

Exemplo prático: Imagine que um servidor público receba uma solicitação de informação de um cidadão. Se não houver norma específica que estabeleça um prazo diferente, o servidor deve responder em até cinco dias. Se houver um incidente como uma falha no sistema que impeça o cumprimento desse prazo, isso pode ser considerado um "motivo de força maior", justificando um atraso.

Agora, vamos justificar a alternativa correta:

Alternativa C - certo: Esta é a resposta correta porque está em conformidade com o artigo 24 da Lei nº 9.784/1999. A previsão de um prazo padrão de cinco dias para a prática de atos, na ausência de disposição específica, é uma regra clara na legislação.

Como é uma questão do tipo "certo ou errado", não há outras alternativas a serem analisadas. Porém, é importante estar atento a possíveis pegadinhas, como mencionar prazos diferentes ou omitir a exceção de "motivo de força maior".

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo

Art. 24. Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de cinco dias, salvo motivo de força maior.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo