A perspectiva psicogenética alterou profundamente a concepçã...
A perspectiva psicogenética alterou profundamente a concepção do processo de construção da representação da língua escrita, promovendo mudanças significativas para a área da alfabetização.
No texto “Letramento e Alfabetização: as muitas facetas”, Magda Soares (2004) expressa que, de acordo com essa perspectiva:
1. A criança é sujeito ativo capaz de progressivamente (re)construir esse sistema de representação, interagindo com a língua escrita em seus usos e práticas sociais.
2. São importantes os pré-requisitos para a aprendizagem da escrita, que caracterizam e determinam se a criança está “pronta” ou “madura” para ser alfabetizada.
3. Há uma ordem hierárquica de habilidades para a aprendizagem da leitura e escrita. Essas habilidades desenvolvem-se de maneira gradual e o ensino parte do que é mais fácil para o que é mais difícil.
4. As dificuldades da criança no processo de construção do sistema de representação, que é a língua escrita, são vistas como erros construtivos, resultado de constantes reestruturações.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.