Em 2012, o Rio de Janeiro acolherá a Cúpula da Terra sobre ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q233904 Atualidades
Em 2012, o Rio de Janeiro acolherá a Cúpula da Terra sobre o desenvolvimento sustentável promovida pelas Nações Unidas. Nessa reunião, estará em evidência, dentre outros temas, a sustentabilidade do desenvolvimento vinculada estreitamente ao processo de construção da cidadania, buscando a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento. Essa sustentabilidade diz respeito tanto à democratização da sociedade quanto à democratização do Estado

A sustentabilidade descrita refere-se, especificamente, à seguinte dimensão do desenvolvimento:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

 O termo sustentabilidade refere-se, originalmente, ao contexto ambiental ou ecológico, significando um uso razoável dos recursos da Terra para que gerações futuras possam usufruir deles também. Entretanto, a questão abordou uma cúpula especifica do evento Rio mais 20, que se referia à sustentabilidade “vinculada estreitamente ao processo de construção da cidadania, buscando a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento”. Cidadania é um conceito político, que inclui a ideia de participação política ativa das pessoas na sociedade. Portanto, o conceito sustentabilidade na Cúpula da Terra abordava principalmente a dimensão política, embora o evento como um todo tratasse de questões ambientais. 


A alternativa correta é a letra (B).

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A sustentabilidade descrita que trata da construção da cidadania e que diz respeito a democratização da sociedade e do Estado. Logo, neste caso, a questão se refere a sustentabilidade do desenvolvimento POLÍTICO! Questão que envolve mais interpretação de texto do que atualidades em sí.

Bons estudos!!!

resposta letra “B” – A ordem do exercício é clara.... a sustentabilidade descrita, ou seja, não é a sustentabilidade em si como pauta ecológica e ambiental, mas a sustentabilidade do desenvolvimento que trata da construção da cidadania e que diz respeito a democratização da sociedade e do Estado. Nesse caso a questão se refere a sustentabilidade do desenvolvimento POLÍTICO, e não ambiental. Pura interpretação de texto!!!

Assertiva B;

Há vinte anos, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio 92) e o ciclo social de conferências das Nações Unidas que a ela se seguiu discutiram os problemas globais que afetam a humanidade e pactuaram uma série de propostas para enfrentá-los (as Convenções sobre Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Desertificação, a Agenda 21, Carta da Terra, Declaração sobre Florestas, Declaração de Durban, entre outras). Mas aquilo que deveria ter sido o início da reversão das situações de miséria, injustiça social e degradação ambiental frustrou boa parte das esperanças depositadas nesse processo.

Sete bilhões de seres humanos vivem hoje as seqüelas da maior crise capitalista desde a de 1929. Vivem o aumento gigantesco da desigualdade social e da pobreza extrema, com a fome afligindo diretamente um bilhão de pessoas. Presenciam guerras e situações de violência endêmica e o crescimento do racismo e da xenofobia.

O sistema de produção e consumo capitalista, representado pelas grandes corporações, mercados financeiros e os governos que asseguram a sua manutenção, produz e aprofunda o aquecimento global e as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, a escassez de água potável, o aumento da desertificação dos solos e da acidificação dos mares, em suma, a mercantilização de todas as dimensões da vida.

A cúpula dos povos veio para debater e desenvolver políticas de sustentabilidade para todo o Globo...

Deus é fiél... 

OUTRA QUESTÃO CONTROVERSA. O FOCO DA RIO+20 FOI PRIMORDIALMENTE ECOLÓGICO. A ERRADICAÇÃO DA POBREZA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO ECOLÓGICA FOI UM PLUS DA REUNIÃO E NÃO SEU FOCO PRIMORDIAL.
O FOCO CENTRAL FOI A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICO-ECOLÓGICA.  
PENSO QUE A DIMENSÃO DO DESENVOLVIMENTO QUE FOI DISCUTIDA NA RIO+20 FOI A DIMENSÃO ECOLÓGICA E NÃO A DIMENSÃO POLÍTICA.
AGORA, TODA E QUALQUER META, SEJA EM QUE ÁREA FOR, EXIGE POLÍTICAS PARA QUE OS OBJETIVOS SEJAM ALCANÇADOS, O QUE É DIFERENTE DE DIZER QUE FOI DISCUTIDA NA RIO+20, COMO PONTO CENTRAL, A DIMENSÃO POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Li e reli  muitas vezes a questão....e concordo com o colega acima...eu jamais marcaria Política como acertiva correta.

Imagina se fosse aplicado a política dos 5R's na política: Reciclar todos os Deputados, Recusar os mal elementos...etc...

Sem falar que a questão traz claramente o tema da reunião: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, e os temas explicitados também não remetem à política em nenhum momento..

E mais um agravante é a alternativa ambiental para ser marcada lindamente!

A interferência da Política para se conseguir as coisas é uma coisa, mas ela definitivamente não foi o foco central e nem o motivo do "encontro"!

Se tivesse feito essa prova, certamente entraria com recurso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo