Os isótopos radioativos decaem regularmente em sucessivos pe...
SADAVA, D.; HELLER, H. C.; ORIANS, G. H.; PURVES, W. K.; HILLIS, D. M. Vida: a ciência da Biologia. V. 1 8ªed. Porto Alegre: Artmed, 2009.) (adaptado).
Os dois elementos químicos mais usados no estudo para datações da evolução dos seres vivos são
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E - 14C e 40K.
O tema da questão aborda isótopos radioativos e seu uso em estudos de datação na evolução dos seres vivos. Para resolver essa questão, é fundamental compreender os conceitos de meia-vida e os métodos de datação radiométrica, que são utilizados para determinar a idade de fósseis e rochas.
A meia-vida é o intervalo de tempo necessário para que metade dos núcleos de um isótopo radioativo decaia. Esse conceito é crucial na datação radiométrica, onde se mede a quantidade de um isótopo remanescente em um material para estimar sua idade.
Vamos analisar cada uma das alternativas:
A - 40K e 3H: Essa combinação está incorreta. Embora o 40K (Potássio-40) seja realmente usado na datação, o 3H (Trítio) não é comumente utilizado para estudos de evolução dos seres vivos. O Trítio é mais frequentemente usado em estudos de água e em datação de materiais que têm algumas décadas de idade.
B - 3H e 14N: Essa alternativa está incorreta. Como mencionado, o Trítio não é usualmente utilizado para datar fósseis. Além disso, o 14N (Nitrogênio-14) é o produto do decaimento do 14C (Carbono-14), mas não é usado diretamente para datação.
C - 32P e 14C: Essa alternativa está incorreta. O 32P (Fósforo-32) é um isótopo radioativo usado em estudos biológicos e médicos, mas não é empregado em datação geológica ou biológica para evolução dos seres vivos. No entanto, o 14C é correto.
D - 14C e 14N: Também incorreta. O 14C é utilizado, mas o 14N não é um isótopo radioativo usado para datação; ele é o produto estável do decaimento do 14C.
E - 14C e 40K: Essa é a alternativa correta. O 14C (Carbono-14) é amplamente utilizado na datação de materiais orgânicos até cerca de 50.000 anos. Já o 40K (Potássio-40) é usado para datar rochas e minerais com idades de milhões de anos, sendo crucial nos estudos de evolução geológica e biológica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Potássio 40 e carbono 14.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo