Julgue o item que segue, a respeito da aplicação das normas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1993232 Direito Previdenciário

Julgue o item que segue, a respeito da aplicação das normas previdenciárias. 


O princípio da territorialidade vige no âmbito do direito previdenciário, razão por que é vedada a aplicação da norma brasileira desse ramo do direito fora do território nacional.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: Errada.

Escrevendo em 1976, antes da , João Antônio Guilhern?Bernard Pereira Leite ("Curso

Elementar de Direito Previdenciário", p. 55/57) deu ênfase à territorialidade: "O princípio da territorialidade, assinalado no início deste item, não só significa a rígida limitação espacial das normas de Direito Previdenciário ao território nacional, mas antes sua incidência necessária relativamente a toda atividade prestada em território nacional".

Lembra o disposto no , c, da , aplicar-se ao empregado em viagem pelo exterior a serviço da empresa.

Em razão da mobilidade da mão de obra, imigração e outros deslocamentos de segurados, a lei previdenciária pode, em algumas hipóteses, valer para essas pessoas, particularmente se domiciliadas e contratadas no território nacional.

Fonte: https://vlex.com.br/vid/aplicacao-da-norma-no-671052137

Olá amigos do QC:

Comentário: Não é vedada a aplicação da norma previdenciária brasileira fora do território nacional, como podemos observar nos casos de brasileiros e estrangeiros que trabalham fora do território nacional e, ainda assim, podem ser segurados obrigatórios do RGPS. Outro exemplo de aplicação da norma previdenciária brasileira fora do território nacional são os acordos internacionais de previdência social.

Resposta: ERRADO

Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-inss-comentarios-seguridade-social/

ERRADO

"141. Princípio da territorialidade - Como é bem comezinho, a norma jurídica tem cogência no território nacional. A regra, porém, não é absoluta, e conhece exceções. Por ter sentido em relação às pessoas, considera-se a hipótese de vigência extraterritorialmente. A questão da eficácia geográfica não tem despertado o interesse dos estudiosos, sendo raríssimas as monografias a respeito. A lei previdenciária aplica-se em todo o espaço físico do País, e são poucas as exceções. As relativas à imunidade diplomática foram praticamente eliminadas pela Lei n. 6.887/1980.

Lembra o disposto no art. 2º, V, c, da Lei n. 6.367/1976, aplicar-se ao empregado em viagem pelo exterior a serviço da empresa.

Em razão da mobilidade da mão de obra, imigração e outros deslocamentos de segurados, a lei previdenciária pode, em algumas hipóteses, valer para essas pessoas, particularmente se domiciliadas e contratadas no território nacional."

Fonte: https://vlex.com.br/vid/aplicacao-da-norma-no-671052137#:~:text=55%2F57)%20deu%20%C3%AAnfase%20%C3%A0,atividade%20prestada%20em%20territ%C3%B3rio%20nacional%22.

ERRADO

PRINCÍPIO DA TERRITORIALIDADE: lei previdenciária brasileira ás relações jurídicas de trabalho desenvolvidas em território nacional.

Brasileiro ou estrangeiro que trabalham fora a serviço do país são amparados pela previdência.

Lei nº 8.213/1991 (Lei de Benefícios da Previdência Social)

      Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:

      […]

       [I - ]e) o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo se segurado na forma da legislação vigente do país do domicílio;

[…]

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo