Sobre as lipoproteínas, assinale a alternativa correta.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1207921 Nutrição
Sobre as lipoproteínas, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A. Após a ação da enzima lípase lipoproteica, que retira os ácidos graxos (AG) para captação nos tecidos periféricos, os remanescentes de Qm são levados ao fígado, porém não são incorporados no pool hepático.

  • Alternativa é incorreta: Após a ação da lipase lipoproteica, os remanescentes dos quilomícrons (Qm) são levados ao fígado e são incorporados no pool hepático. O fígado pode então metabolizar e utilizar esses remanescentes para diversas funções, incluindo a produção de outras lipoproteínas.

B. O fígado exporta a lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL), rica em TG. As VLDL têm metabolismo semelhante aos quilomícrons, não sofrendo a ação da lipase lipoproteica.

  • Esta alternativa é incorreta. As VLDL, que são ricas em triacilgliceróis (TG), sofrem a ação da lipase lipoproteica, assim como os quilomícrons. A lipase lipoproteica atua sobre as VLDL, liberando ácidos graxos que podem ser captados pelos tecidos periféricos.

C. Lipoproteína de densidade baixa (LDL) não é responsável pelo transporte do colesterol aos tecidos.

  • Esta alternativa é incorreta. A LDL é uma das principais lipoproteínas responsáveis pelo transporte de colesterol para os tecidos periféricos. O colesterol é liberado das LDL e incorporado nas membranas celulares ou usado na síntese de hormônios.

D. Triacilglicerol (TG), colesterol e demais lipídios absorvidos são transportados na circulação na forma de Quilomícron (Qm).

  • Esta alternativa é correta. Após a absorção de lipídios na dieta, eles são incorporados em quilomícrons (Qm), que são então transportados na circulação para distribuir triacilgliceróis (TG), colesterol e outros lipídios para os tecidos periféricos.

E. A lipoproteína de alta densidade (HDL) não esterifica o colesterol retirado de tecidos periféricos e o redistribui, sendo responsável pelo transporte reverso de colesterol.

  • Esta alternativa é incorreta. A HDL é responsável pelo transporte reverso de colesterol, o que inclui a esterificação do colesterol retirado dos tecidos periféricos. O colesterol é esterificado pela enzima LCAT (lecitin-colesterol aciltransferase) e então transportado de volta ao fígado para excreção.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo