De acordo com Mendonça (2018), para fortalecer a necessidad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3034832 Biblioteconomia
De acordo com Mendonça (2018), para fortalecer a necessidade de uma biblioteconomia mais socialmente envolvida, foi assinada em agosto de 2014, por mais de 600 organizações, inclusive pela Fundação Biblioteca Nacional e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), uma declaração que apresenta um conjunto de metas para uma maior democratização do acesso à informação. Os princípios desta declaração defendem os grupos minoritários com dificuldade de emancipação, incluindo “mulheres, povos indígenas, minorias, imigrantes, refugiados, pessoas com deficiência, idosos, crianças e jovens”. 
O trecho se refere à 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Declaração de Lyon.

A Declaração de Lyon foi assinada em agosto de 2014 durante o Congresso Mundial de Bibliotecas e Informação, promovido pela IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions). Ela se concentra na importância do acesso à informação para promover o desenvolvimento sustentável, destacando a necessidade de envolver as bibliotecas no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Essa declaração enfatiza a inclusão social e a democratização do acesso à informação, visando apoiar grupos minoritários com dificuldades de emancipação, como mulheres, povos indígenas, minorias, imigrantes, refugiados, pessoas com deficiência, idosos, crianças e jovens. Portanto, a descrição dada na questão está alinhada com os princípios e metas propostas pela Declaração de Lyon.

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

  • Declaração Universal dos Direitos Humanos: Embora essa declaração, adotada pela ONU em 1948, promova a igualdade e os direitos humanos, ela não é o documento específico mencionado na questão, pois não foi assinada em 2014, nem está focada especificamente na democratização do acesso à informação através das bibliotecas.
  • Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação: Esta declaração está relacionada a normas e princípios para catalogação de materiais bibliográficos, não envolvendo temas de inclusão social ou democratização do acesso à informação no contexto mencionado.
  • Declaração de Buenos Aires: Não se refere a um documento relacionado ao contexto de biblioteconomia e democratização do acesso à informação descrito na questão. Esta declaração pode estar ligada a outros contextos políticos ou sociais, mas não ao que foi descrito.

Ao analisar a questão, é crucial associar o contexto de inclusão social e democratização do acesso à informação com o documento correto, que é a Declaração de Lyon.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Declaração de Lyon sobre Acesso à Informação e Desenvolvimento é um documento que defende o acesso à informação e o desenvolvimento. Foi elaborada pela IFLA entre janeiro e maio de 2014, com o objetivo de influenciar a agenda pós-2015 das Nações Unidas. 

A declaração foi escrita em inglês e defende que o aumento do acesso à informação e ao conhecimento em toda a sociedade, com o apoio das tecnologias de informação e comunicação (TIC), apoia o desenvolvimento sustentável e melhora a vida das pessoas. 

A declaração pede aos Estados-Membros das Nações Unidas que se comprometam internacionalmente a garantir que todos tenham acesso, compreendam, usem e partilhem a informação necessária para promover o desenvolvimento sustentável e as sociedades democráticas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo