De acordo com notícia publicada no portal g1 em 19 de jun...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2234085 Atualidades
De acordo com notícia publicada no portal g1 em 19 de junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a julgar a ação que pode tornar o expresidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível, no dia 22 de junho de 2023.
Com relação a esse assunto, leia os itens abaixo:
I. Se a decisão do tribunal for pela inelegibilidade do expresidente, Bolsonaro pode ser impedido de participar de eleições até 2030.
II. A ação contra a chapa Bolsonaro-Braga Netto foi apresentada pelo PDT, que questionou a conduta de Bolsonaro em uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022. O partido pede a inelegibilidade por suposto abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
III. Então presidente e pré-candidato à reeleição, Bolsonaro fez declarações sem provas que colocavam em dúvida a segurança das urnas e do processo eleitoral. A reunião foi transmitida pelo canal oficial do governo e nas redes sociais de Bolsonaro.
IV. Os desdobramentos que a ação pode gerar são que, se a acusação for acolhida, o TSE declara a inelegibilidade de quem praticou as condutas. Essa punição pode ser de quatro a doze anos a partir da eleição na qual ocorreu a ilegalidade. Se a acusação for rejeitada, o TSE arquiva a ação.
Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre o referido processo julgamos as afirmativas.

I - Como o julgamento já ocorreu ficou decidida a inelegibilidade até 2030.

II - O Tribunal Superior Eleitoral acatou os argumentos apresentados na ação.

III -  O tribunal  considerou que a reunião com embaixadores de vários países para questionar o sistema eleitoral brasileiro foi passível de ser punido com a inelegibilidade. Para fundamentar a decisão foi levado em consideração também o documento encontrado com o ex-ministro da justiça chamado pela imprensa de "minuta do golpe" onde existia um roteiro de ações a serem tomadas como resposta a uma suposta fraude no sistema eleitoral. O tribunal entendeu que este documento é uma prova de tentativa de quebra da ordem institucional.

IV- O prazo legal para a inelegibilidade é de oito anos.

GABARITO DO PROFESSOR: D









Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra D.

  • Se a acusação for acolhida, o TSE declara a inelegibilidade de quem praticou as condutas. Essa punição normalmente é de oito anos a partir da eleição na qual ocorreu a ilegalidade.

Quem assinalou a letra "E" sem terminar de ler completamente o item IV, dê seu like!

LETRA D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo