A respeito da Lei nº. 8.429/1992 e suas alterações, julgue o...
O exercício da função ou o desempenho de competências públicas, ainda que sem comprovação de ato doloso com fim ilícito, não afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO - "ERRADO"
Comentário:
Nesta questão, a banca, cobra de nós, sobre a responsabilização por atos de improbidade administrativa com base na Lei nº 8.429/1992, alterada pela Lei nº 14.230/2021.
Dito isso, temos que a redação correta desta assertiva, se encontra no § 3º, do art. 1º, da referida Lei, que afirma o seguinte:
"Art. 1º O sistema de responsabilização por atos de improbidade administrativa tutelará a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções, como forma de assegurar a integridade do patrimônio público e social, nos termos desta Lei.
[...]
§ 3º O mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, sem comprovação de ato doloso com fim ilícito, afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa."
Dessa forma, como podemos ver, a norma, de forma expressa, exige a comprovação de dolo para a configuração de ato de improbidade administrativa, sendo que, o simples exercício da função pública não gera responsabilização por improbidade se não houver dolo associado à conduta, ou seja, a intenção deliberada de alcançar um resultado ilícito.
Logo, podemos concluir que, a questão está "ERRADA", uma vez que a lei exige dolo para que a responsabilidade por improbidade administrativa se configure, sendo que, o simples exercício de funções públicas, sem que haja dolo com finalidade ilícita, não configura ato de improbidade.
· - § 1º Consideram-se atos de improbidade administrativa as condutas dolosas!
· - São 03 espécies agora: Enriquecimento ilícito, Prejuízo ao erário e violação de princípios.
- § 8º Não configura improbidade a ação ou omissão decorrente de divergência interpretativa da lei, baseada em jurisprudência, ainda que não pacificada, mesmo que não venha a ser posteriormente prevalecente nas decisões dos órgãos de controle ou dos tribunais do Poder Judiciário.
É SÓ IMAGINAR è COMO VC VAI PUNIR UM GESTUR PÚBLICO POR ALGO QUE ELE NÃO QUIS ?!
======================================================================
VENDO RESUMOS A PREÇO ACESSÍVEL - feitos sob 30 mil questões.
Whats: 66 997139252
Ou insta: lucas_araujoalencar
QUESTÃO: O exercício da função ou o desempenho de competências públicas, ainda que sem comprovação de ato doloso com fim ilícito, não afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa.
GABARITO: ERRADO.
.
Art. 1º, § 3º da Lei 8.429/92 - O mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, sem comprovação de ato doloso com fim ilícito, afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa.
Tem que haver dolo, ZEFINI! Nada a ver o que dildo (examinador) falou ai!
acho que a quadrix tem um caso de amor com a lei de improbidade
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo