A respeito da Lei nº. 8.429/1992 e suas alterações, julgue o...
Não será configurada improbidade a mera nomeação ou indicação política por parte dos detentores de mandatos eletivos, sendo necessária a aferição de dolo com finalidade ilícita por parte do agente.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - certo.
A questão aborda o tema da improbidade administrativa, mais especificamente a respeito da Lei nº 8.429/1992, que foi alterada pela Lei nº 14.230/2021. O foco da questão é sobre a configuração de ato de improbidade em situações de nomeação ou indicação política.
De acordo com a legislação vigente, para que seja configurado um ato de improbidade administrativa, é necessário que haja a presença de dolo, ou seja, a intenção de praticar um ato com finalidade ilícita. A mera nomeação ou indicação política, por si só, não caracteriza improbidade administrativa. É preciso comprovar que o agente público agiu com dolo e com a intenção de atingir uma finalidade ilícita.
A Lei nº 8.429/1992, em seu artigo 11, destaca que atos que violam os princípios da administração pública podem configurar improbidade administrativa, mas é necessário a comprovação de dolo. Após as alterações trazidas pela Lei nº 14.230/2021, houve um reforço na necessidade de comprovação de dolo para a caracterização de improbidade.
Portanto, a afirmação contida na questão está correta ao dizer que "não será configurada improbidade a mera nomeação ou indicação política por parte dos detentores de mandatos eletivos, sendo necessária a aferição de dolo com finalidade ilícita por parte do agente."
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo! De acordo com o artigo 11, parágrafo 5, da LIA:
“Não se configurará improbidade a mera nomeação ou indicação política por parte dos detentores de mandatos eletivos, sendo necessária a aferição de dolo com finalidade ilícita por parte do agente”.
Questão sobre NEPOTISMO, vamos lá:
Súmula Vinculante 13 (trata sobre o nepotismo) - A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou as- sessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função grati- ficada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Esta- dos, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recípro- cas, viola a Constituição Federal.
- Informativo 815 STF >> Não haverá nepotismo se a pessoa nomeada possui um parente no órgão, mas sem influência hierárquica sobre a nomeação.
♦NEPOTISMO agora é IMPROBIDADE na modalidade VIOLAÇÃO DE PRINCÍPIOS. (quando em mandatos eletivos, terá, obrigatoriamente, a intenção de dolo específico de ilicitude.
; (NEPOTISMO = PRINCIPIOS)
======================================================================
VENDO RESUMOS A PREÇO ACESSÍVEL - feitos sob 33 mil questões.
Whats: 66 997139252
Ou insta: lucas_araujoalencar
DOLO ESPECÍFICO: RECONHECIMENTO DO ILÍCITO E VONTADE DE PRATICÁ-LO.
QUESTÃO: Não será configurada improbidade a mera nomeação ou indicação política por parte dos detentores de mandatos eletivos, sendo necessária a aferição de dolo com finalidade ilícita por parte do agente.
GABARITO: CERTO.
.
Art. 11, § 5º - Não se configurará improbidade a mera nomeação ou indicação política por parte dos detentores de mandatos eletivos, sendo necessária a aferição de dolo com finalidade ilícita por parte do agente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo