Para a resolução desta questão, considere os seguintes detal...
A abordagem Clássica da Administração desdobra-se em correntes distintas, entre as quais, uma tem as seguintes características: (1) a preocupação básica é aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais; (2) a ênfase dessa abordagem está na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização; (3) a orientação dessa abordagem dá-se de cima para baixo: da direção para a execução e do todo (organização) para as suas partes componentes (departamentos). Tal corrente chama-se:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Teoria Clássica.
Para compreender o porquê da alternativa A - Teoria Clássica ser a correta, vamos revisar as características principais desta corrente da Administração Geral. A Teoria Clássica da Administração foi desenvolvida por Henri Fayol e enfatiza a estrutura organizacional para se obter eficiência. Nesta teoria, a organização é vista como um todo, onde a atenção é focada na estruturação dos departamentos e na inter-relação entre eles, daí decorrendo a preocupação com a anatomia e a fisiologia da organização.
Essa abordagem propõe que a organização seja dividida em seis funções principais: técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas. A administração, que envolve o planejamento, a organização, o comando, a coordenação e o controle, é a função central que tem o papel de otimizar os resultados da empresa.
A orientação da Teoria Clássica é "de cima para baixo" e do todo para as partes, ou seja, considera-se que a administração deve planejar e estruturar as atividades, para depois serem executadas pelos níveis inferiores. Isso significa que as decisões são tomadas pela alta direção e seguem uma hierarquia até chegar aos executores das tarefas.
Em resumo, a Teoria Clássica foca na eficiência organizacional através de uma abordagem estrutural e hierárquica da gestão. Por isso, a alternativa A é a correta ao mencionar a preocupação com a eficiência da empresa pela forma e disposição dos órgãos componentes e suas inter-relações estruturais, bem como pela ênfase na anatomia e na fisiologia da organização.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Teoria Clássica → Homem Econômico; Fayol. Ênfase na estrutura. França em 1916.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo