Julgue o item seguinte, relativos aos crimes contra a seguri...
Julgue o item seguinte, relativos aos crimes contra a seguridade social.
Situação hipotética: Mário, contador da empresa Silva &
Silva Ltda., deixou de lançar mensalmente nos títulos
próprios da contabilidade da empresa as quantias
descontadas dos seus segurados, configurando com isso o
crime de sonegação de contribuição previdenciária tipificado
em artigo do Código Penal, razão por que contra ele foi
movida ação judicial. Assertiva: Nessa situação, se Mário
confessar espontaneamente o delito antes de proferida a
sentença pertinente e recolher integralmente o valor
sonegado, a sua pena será reduzida pela metade.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: ERRADO
Sonegação de contribuição previdenciária:
Art. 337-A.
§ 1 É extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara e confessa as contribuições, importâncias ou valores e presta as informações devidas à previdência social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do início da ação fiscal.
§ 2 É facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primário e de bons antecedentes, desde que:
II – o valor das contribuições devidas, inclusive acessórios, seja igual ou inferior àquele estabelecido pela previdência social, administrativamente, como sendo o mínimo para o ajuizamento de suas execuções fiscais.
§ 3 Se o empregador não é pessoa jurídica e sua folha de pagamento mensal não ultrapassa R$ 1.510,00 (hoje este valor está acima de R$ 5.300,00), o juiz poderá reduzir a pena de um terço até a metade ou aplicar apenas a de multa.
§ 4 O valor a que se refere o parágrafo anterior será reajustado nas mesmas datas e nos mesmos índices do reajuste dos benefícios da previdência social.
Relatório de resposta: Acertei a questão por conta de achei estranha a frase "antes do início da ação penal", visto que a frase similar dentro do Direito Tributário é "...antes do início da ação fiscal."
O outro raciocínio realizado sobre a questão foi de que a lei penal sempre aplica tais benefício penais quando diz se a ação penal é oferecida pelo parquet ou recebida pelo juiz.
Assim, obtive êxito utilizando-me desse raciocínio.
ERRADO
No crime de sonegação de contribuição previdenciária, o agente que, espontaneamente, declarar e confessar a contribuição devida antes do início da ação fiscal tem extinta a punibilidade. Além disso, o juiz pode deixar de aplicar a pena ou aplicar apenas a multa se o agente for primário e tiver bons antecedentes, desde que o valor da contribuição devida seja igual ou inferior ao valor mínimo para o ajuizamento execução fiscal, estabelecido administrativamente.
ERRADO
“Art. 168-A do C.P.. Deixar de repassar à previdência social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional:
(...)
§ 2o É extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuições, importâncias ou valores e presta as informações devidas à previdência social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do início da ação fiscal.
Fonte: jusbrasil.com.br
Extinção da punibilidade pelo pagamento integral de débito mesmo após o trânsito em julgado
O pagamento integral do débito tributário, a qualquer tempo, até mesmo após o trânsito em julgado da condenação, é causa de extinção da punibilidade do agente, nos termos do art. 9º, § 2º, da Lei nº 10.684/2003.
STJ. 5ª Turma.HC 362478-SP, Rel. Min. Jorge Mussi, julgado em 14/9/2017 (Info 611).
STF. 2ª Turma. RHC 128245, Rel. Min. Dias Toffoli, julgado em 23/08/2016.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo