Sobre os indicadores de saúde, marque a alternativa correta:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incorreta - A alternativa propõe que no cálculo do indicador de Mortalidade Proporcional por Causas, o denominador é o número de óbitos por determinada causa no período, estando incorreta, no cálculo do indicador de Mortalidade Proporcional por Causas, expressa-se como a relação entre o número de casos conhecidos de uma dada doença e a população, multiplicando-se o resultado pela base referencial da população, que é potência de 10, usualmente 1.000, 10.000 ou 100.000.
B) Incorreta - A alternativa propõe que os indicadores de morbidade indicam a mortalidade por meio da taxa de mortalidade geral, estando incorreta, a morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.
C) Incorreta - A alternativa propõe que os Indicadores socioeconômicos indicam somente a escolaridade e a renda da população, estando incorreta, dentre os principais indicadores socioeconômicos, podemos destacar: o PIB, a renda per capita, o IDH, o Coeficiente de Gini, o nível de desemprego e a oferta de serviços públicos à população.
D) Correta - O uso dos indicadores demográficos nos permite conhecer as características de uma determinada população e sua evolução ao longo do tempo no território. São indicadores: população; razão entre os sexos; crescimento populacional; taxa de fecundidade; taxa bruta de natalidade; mortalidade proporcional por idade em menores de um ano; esperança de vida ao nascer; índice de envelhecimento, entre outros.
E) Incorreta - A alternativa propõe que a qualidade dos indicadores de saúde não depende da sua mensurabilidade e relevância, estando incorreta, o Indicador de Saúde deve expressar as condições de saúde de um indivíduo ou de uma população. A qualidade deste indicador dependerá de sua formulação e da precisão com que estes dados serão coletados; outras características são necessárias a este indicador: validade; confiabilidade em reproduzir resultados iguais, independente das condições onde se é aplicado; sensibilidade para mensurar as alterações do fenômeno estudado ao longo do tempo; especificidade para medir apenas o fenômeno de estudo; mensurabilidade baseada em dados de fácil obtenção; relevância, pois deve atender às prioridades de saúde e custo-efetividade.
Gabarito: Letra D
FRANCO, Joel Levi Ferreira. Indicadores demográficos e de saúde: a importância dos sistemas de informação. Disponível em: https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_politico_gestor/Unidade_8.pdf.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A mortalidade proporcional, como o próprio nome diz, é um indicador do tipo proporção, que apresenta, no numerador, os óbitos (por região, causa, sexo ou idade), e, no denominador, o total de óbitos cuja fração se deseja conhecer.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo