A respeito dos atos administrativos, julgue o item.Pelo crit...
A respeito dos atos administrativos, julgue o item.
Pelo critério funcional, ato administrativo é o que dita os órgãos administrativos, ficando excluídos os atos provenientes dos órgãos legislativo e judicial, ainda que tenham a mesma natureza daqueles.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Um outro critério utilizado para conceituar “ato administrativo” é o o critério objetivo, também denominado de funcional ou material. Neste cenário, ato administrativo é somente aquele praticado no exercício efetivo da função administrativa, seja ele praticado por órgãos do Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário
- O aspecto **orgânico** se refere aos órgãos e entidades que exercem a função administrativa, ou seja, a Administração Pública em sentido subjetivo ou formal.
- O aspecto **funcional** se refere às atividades que caracterizam a função administrativa, ou seja, a Administração Pública em sentido objetivo ou material.
DI PIETRO:
Critério objetivo, funcional ou material --> TODOS na função ADM
- ato administrativo é somente aquele praticado no exercício concreto da função administrativa
- seja ele editado pelos órgãos administrativos ou pelos órgãos judiciais e legislativos.
Objetivo - todos
Subjetivo - exceto legislativo e judiciário.
GABARITO: CERTO
Pelo critério funcional, ato administrativo é aquele emitido pelos órgãos administrativos, no exercício da função administrativa. Isso exclui os atos provenientes dos órgãos legislativo e judicial, mesmo quando estes realizam atividades de natureza administrativa. Esse critério enfatiza a função que está sendo exercida no momento da prática do ato, independentemente do órgão que o pratica. Portanto, mesmo quando órgãos do Poder Legislativo ou Judiciário realizam atos de gestão (como a administração de seus recursos humanos e materiais), esses atos são considerados administrativos pela natureza da atividade, mas distinguem-se pela origem específica de cada poder. A chave é a função que está sendo desempenhada, não a entidade que a desempenha.
BONS ESTUDOS!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo