Com base nas últimas pesquisas em epidemiologia psiquiátric...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a prevalência de transtornos de humor com base nas últimas pesquisas em epidemiologia psiquiátrica.
Alternativa correta: E - A prevalência de transtornos de humor varia significativamente entre diferentes grupos étnicos e culturais.
Diversos estudos epidemiológicos mostram que há variações significativas na prevalência de transtornos de humor quando se consideram diferentes grupos étnicos e culturais. Essas variações podem ser influenciadas por fatores genéticos, ambientais, sociais e culturais. Por exemplo, alguns grupos podem ter maior ou menor acesso a serviços de saúde mental, diferentes níveis de estresse socioeconômico e variações na percepção e na expressão de sintomas emocionais.
Vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Os transtornos de humor são mais prevalentes em adolescentes do que em adultos jovens.
Essa afirmação não é verdadeira. Embora os transtornos de humor possam aparecer na adolescência, a prevalência tende a ser maior em adultos jovens (entre 18 e 25 anos). A fase de transição para a vida adulta envolve múltiplos estressores que podem contribuir para a manifestação de transtornos de humor.
B - A prevalência de transtornos de humor é igual entre homens e mulheres em todas as faixas etárias.
Essa afirmativa está incorreta. Estudos mostram que a prevalência de transtornos de humor, especialmente a depressão, é geralmente maior em mulheres do que em homens. Essa diferença pode ser atribuída a fatores biológicos, hormonais, psicológicos e sociais.
C - A prevalência de transtornos de humor diminui com o aumento da idade em todas as populações estudadas.
Esta afirmativa é falsa. Embora a prevalência de alguns transtornos de humor, como a depressão maior, possa diminuir com a idade, outros transtornos, como a distimia e o transtorno bipolar, podem manter uma prevalência estável ou até aumentar em populações mais idosas.
D - Os transtornos de humor são mais prevalentes em áreas urbanas do que em áreas rurais.
Essa afirmativa não é universalmente verdadeira. Embora algumas pesquisas sugiram que a vida urbana pode estar associada a maiores níveis de estresse e, consequentemente, a uma maior prevalência de transtornos de humor, outras pesquisas destacam que as áreas rurais podem ter fatores de risco próprios, como o isolamento social e menor acesso a cuidados de saúde mental.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo