O teor de cálcio em uma amostra de água de rejeito industria...
O teor de cálcio em uma amostra de água de rejeito industrial foi determinado por volumetria de complexação. Na análise, transferiram-se para um erlenmeyer 5,00 mL da amostra, 5,00 mL de solução tampão, 10,00 mL de uma solução de complexo magnésio-EDTA e uma ponta de espátula de negro de eriocromo. Em seguida, procedeu-se a titulação com 38,0 mL de uma solução padrão de EDTA 0,01 mol/L. Considerando essas informações, julgue o item subsequente, com relação à análise de cálcio na água descrita acima, à volumetria e aos equilíbrios de complexação.
A adição da solução de MgEDTA é necessária para complexar
interferentes presentes na amostra e, assim, determinar
precisamente a quantidade de cálcio.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (19)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: ERRADO
o cácio tem mais afinidade pelo EDTA do que o Mg, por isso quando se coloca uma soluçao de MgEDTA em uma amostra que contenha cálcio, ocorre um deslocamento, o cálcio passa a complexar com o EDTA liberando o Mg para a solução, em seguida, faz-se uma titulação pra verificar a quantidade de Mg livre que será proporcional a quantidade de Cácio na amostra. Portanto a adição de MgEDTA nada tem a ver com a diminuição de impurezas
Gabarito: Errado
Neste caso realizou-se uma titulação de deslocamento (geralmente aplicada a cátions que não possuem um indicador satisfatório), onde o Ca2+ deslocou o Mg2+ do complexo Mg-EDTA. A titulação realizada posteriormente com EDTA determina a quantidade de Mg2+ livre no meio e através desta, o teor de Ca2+ na água de rejeito.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo