“No Brasil, a violência tem feito milhares de vítimas, em al...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1623423 Conhecimentos Gerais
“No Brasil, a violência tem feito milhares de vítimas, em alguns casos esse ato é praticado pela própria família, além de inúmeros outros ocorridos nas ruas.” (FONTE: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/violencia-urbana-no-brasil.htm. Acesso em 15 de março de 2020 às 15 e 30 horas).
Com base nesta citação, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O texto de apoio aborda a violência no Brasil e o enunciado busca a alternativa correta sobre o tema.

A) Exclusivamente restrita a grandes centros urbanos, a violência no Brasil não é. Os famosos crimes em conflitos agrários como as mortes de Chico Mendes e Dorothy Stang estão aí para nos lembrar que a violência no campo é bem presente em diversas regiões do país, fora as ações do crime organizado em cidades pequenas como os grandes assaltos a banco comparados ao cangaço contemporâneo.

B) A atuação do crime organizado vem crescendo no Brasil, podendo ser comprovada por vários aspectos como a nacionalização da atuação de quadrilhas que eram estaduais, a diversificação das atividades criminosas que estes grupos participam e o controle territorial exercido em áreas periféricas de grandes cidades por membros destas organizações. Alternativa correta.

C) A violência é sem dúvidas muito mais presente em países de extrema pobreza, porém mesmo em países desenvolvidos como nos EUA mortes violentas ligadas ao crime organizada são frequentes em algumas partes específicas de grandes cidades. 

D) O tráfico de drogas e as maiores organizações criminosas dedicadas a ele já são estruturas nacionalizadas com ramificações em todos os estados da federação. 

E) No Brasil, esse tipo de conduta também é considerada crime em algumas circunstâncias.


 
Gabarito do professor: B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo