As plantas com deficiência de nutrientes podem apresentar d...
As plantas com deficiência de nutrientes podem apresentar diversos sintomas e alterações visíveis em seus órgãos. Analise as proposições e assinale a alternativa CORRETA em relação ao que está sendo afirmado em cada proposição:
I)A deficiência de fósforo (P) pode ser caracterizada pelo aparecimento da coloração verde-escura em folhas mais velhas, associado à coloração púrpura devido ao acúmulo de antocianina nas folhas.
II)A deficiência de nitrogênio (N) pode inibir
rapidamente o crescimento das plantas, uma vez
que este é um elemento essencial requerido em
altas quantidades pelas plantas.
III)A falta de potássio (K) faz com que ocorra um
aumento na produção de enzimas da respiração e
da fotossíntese, ocasionando necrose em todos os
órgãos da planta.
IV) O mineral cobre (Cu) associa-se a algumas enzimas, como por exemplo as enzimas do complexo citocromo oxidase da cadeia de transporte de elétrons nas mitocôndrias, e sua deficiência pode ocasionar manchas necróticas e queda prematura das folhas.
V)Tanto a deficiência de molibdênio (Mo) quanto a de ferro (Fe) podem apresentar como sintoma principal a chamada clorose internervural, na qual a clorofila presente entre os feixes vasculares é afetada previamente às que se encontram próximas aos feixes vasculares.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Um dos sintomas mais comuns de deficiência de Potássio é o secamento ou “queimamento” das margens das folhas, normalmente aparecendo primeiro nas folhas mais velhas. As plantas deficientes em potássio crescem vagarosamente e desenvolvem pouco o sistema radicular.
GAB. B
Sintomas de deficiência do Potássio (K):
- Folhas cloróticas ou com pequenas manchas de tecido necróticas, em especial nos ápices e nas margens.
- Folhas velhas afetadas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo