No que se refere aos conceitos e à classificação das constit...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1748513 Direito Constitucional

No que se refere aos conceitos e à classificação das constituições, julgue o item.

As constituições rígidas são aquelas que determinam uma forma solene de alteração, por meio de emenda constitucional.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige o conhecimento doutrinário acerca da estabilidade das constituições.  

As Constituições rígidas, são aquelas que exigem um processo de modificação mais formal e solene quando comparado à modificação de uma norma infraconstitucional. O artigo 60, §2º, da CRFB, por exemplo, aduz que a proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros. Ressalta-se que todas as Constituições brasileiras, com exceção da de 1824 (considera semirrígida) foram rígidas. 
Na classificação quanto à estabilidade das normais constitucionais ainda temos outros tipos. 
As Constituições flexíveis, no qual não há necessidade de um procedimento solene ou mais rígido para alteração ou modificação de seu texto, seguindo o mesmo trâmite das alterações das leis comuns. Percebam que não há, nesse caso, uma supremacia constitucional, pois uma lei infraconstitucional posterior poderia revogar o texto constitucional se fosse com ele incompatível ou se regulasse de forma diversa a matéria nele contida.   

As Constituições semirrígidas ou semiflexíveis, como o próprio nome infere, são aquelas mistas, ou seja, aquelas que em determinados dispositivos necessitam de um processo dificultoso de alteração (parte rígida) e outros podendo ser modificada pelo processo de leis comuns (parte flexível). Exemplo clássico da doutrina é a constituição ́brasileira de 1824, que, em seu artigo 178, aduzia que: “É só́ constitucional o que diz respeito aos limites e atribuições respectivas dos poderes políticos e aos direitos políticos, e individuais dos cidadãos. Tudo, o que não é constitucional, pode ser alterado, sem as formalidades referidas, pelas Legislaturas ordinárias".  Por fim, as Constituições imutáveis seriam aquelas inalteráveis.

 Gabarito da questão: certo. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. C

Denomina-se rígida a Constituição que determina procedimento especial e solene para a sua modificação, não admitindo ser alterada da mesma forma que as leis ordinárias.

A atual Constituição brasileira é rígida, posto que determina uma forma solene de alteração, que será através de Emenda Constitucional aprovada em dois turnos, por 3/5 dos membros das duas casas do Congresso Nacional, ao contrário das Leis Ordinárias que são modificadas em único turno, por maioria simples e da Lei Complementar - por maioria absoluta, além das hipóteses que a  prevê a iniciativa restrita.

Bons estudos!

Gabarito: Certo.

Essa é uma classificação da Constituição quanto à estabilidade. RÍGIDA porque o processo de alteração de suas normas é mais complexo!

As constituições imutáveis é que não admitem alteração!!

Fonte: Comentários dos colegas do QC.

É o caso da nossa CF!

Rígida: é a Constituição que para ser alterada exige um procedimento mais formal e cerimonioso que o procedimento adotado para a alteração de normas não constitucionais, como a Constituição Brasileira de 1988. CF/88

Gabarito: Certo

CLASSIFICAÇÃO QUANDO A ESTABILIDADE

 

IMUTÁVEL: não pode ser modificada nunca.

SUPER-RÍGIDA é a constituição com um núcleo intangível (clausulas pétreas) ex: CF 88

RÍGIDAS: modificadas por procedimento mais dificultoso que aqueles pelos quais se modificam as demais leisSempre escritas CF°88

SEMIRRÍGIDAS para algumas normas o processo legislativo de alteração é mais dificultoso que o ordinário, para outros não

FLEXÍVEIS “podem ser modificadas pelo procedimento legislativo ordinário, ou seja, pelo mesmo processo legislativo usando modificar as leis comuns.” As normas de uma Constituição flexível reduzem-se a normas legais, não possuindo nenhuma supremacia sobre as demais. As leis criadas pelo Parlamento passam a ter o mesmo valor das leis constitucionais, as quais podem ser distinguidas, não pela forma de sua elaboração, mas pelo conteúdo que consagram.

Nossa Constituição é PEDRA FORMAL

P- promulgada

E- escrita

D- dogmática

R- rígida

A- analítica e

FORMAL

A Constituição do Brasil é rígida e a do Estado X é flexível.

A Constituição rígida, por sua vez, possui uma certa complexidade para modificação, sendo alterada por intermédio das Emendas Constituicionais

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo