Com relação aos pressupostos do modelo clássico de determina...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão aborda os pressupostos do modelo clássico de determinação da renda, produto e emprego. Este modelo é fundamental para entender a macroeconomia clássica, que analisa como o mercado de trabalho e os preços se ajustam para garantir o pleno emprego. Os candidatos devem estar familiarizados com conceitos como salário nominal, salário real, efeito renda, efeito substituição, e a diferença entre taxas de juros nominais e reais.
Resumo Teórico: No modelo clássico, acredita-se que a economia opera naturalmente no pleno emprego devido à flexibilidade de preços e salários. Assim, a oferta agregada de pleno emprego é considerada inelástica, determinada por variáveis reais, como tecnologia e recursos disponíveis, e não impactada por variáveis nominais como o nível de preços.
Alternativa Correta: C
A afirmação de que "a oferta agregada de pleno emprego é afetada pelas variáveis reais da economia, pelo nível de preços e salários nominais, implicando em uma curva infinitamente elástica" é incorreta. No modelo clássico, a oferta agregada de pleno emprego é inelástica a variações de preços e salários nominais, pois o nível de produção é determinado por fatores reais. A curva de oferta agregada é vertical no longo prazo, indicando que o produto da economia no pleno emprego é constante, independentemente do nível de preços.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - A afirmação sobre o salário nominal é correta. Para as firmas, o que importa são os salários reais, que refletem o custo da mão-de-obra em termos de produto, não o salário nominal em si.
B - Esta afirmação está correta. Uma variação no salário real provoca o efeito renda, alterando o padrão de consumo, e o efeito substituição, que altera o custo de oportunidade do lazer. Esses são conceitos fundamentais na teoria do trabalho.
D - A alternativa está correta. Segundo a teoria clássica, a política monetária pode afetar os preços e a taxa nominal de juros, mas não impacta a poupança e o investimento, que são determinados pela taxa de juros real, ajustada pela inflação esperada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Letra C
Quando a oferta agregada está no pleno emprego, ou seja, infinitamente elástica (Modelo clássico), haverá flexibilidade TOTAL de preços e salários. Assim, diferentemente do que diz a assertiva, a oferta agregada de pleno emprego NÃO É afetada pelo nível de preços e salários nominais.
bons estudos
A - é irrelevante, para a firma, qual seja o salário nominal pago ao trabalhador, o que importa é o custo da mão-de-obra medido em termos de produto.
CERTO - a firma deve igualar custo marginal (salário) à receita marginal (produtividade marginal), de forma que o salário, isoladamente, não interessa. É necessário igualar ele ao que o trabalhador produz, para que a produção seja otimizada.
B - uma variação no salário real provoca dois efeitos sobre a oferta de trabalho: o efeito renda, que altera o padrão de consumo, e o efeito substituição, que altera o custo de oportunidade do lazer.
CERTO - pelo efeito renda, a própria curva de indiferença entre trabalho e lazer se expande ou se contrai no espaço trabalho, dada a majoração ou mitigação de todos os custos em conjunto (restrição orçamentária). Pelo efeito substituição, os custos se alteram de forma relativa (um mais, outro menos), de forma que o ponto de otimização se desloca "ao longo" da curva de indiferença.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo