Estão corretas apenas as afirmativas
Considerando a pedagogia crítico‐social dos conteúdos ou histórico‐crítica, tendência esta que começou a partir das teorias “crítico‐reprodutivistas”, ou seja, da escola como reprodutora das desigualdades sociais, analise.
I. Valoriza os conteúdos científicos e racionais, em oposição aos conteúdos dogmáticos e místicos da escola oficial e da escola religiosa. Interessa‐se mais pela forma de apreensão dos conteúdos.
II. Tem uma postura antiautoritária. Propõe a abolição do sistema punitivo de notas, exames, frequência. Utilizam trabalhos individuais e coletivos, aulas expositivas, métodos de estudo em grupo.
III. A escola não é o único segmento da sociedade responsável pelo processo de ampliação da conscientização política do cidadão, ocorre também na prática social ampla e concreta do cidadão.
IV. Preocupa‐se com os conteúdos culturais universais. Esses conteúdos científicos foram gerados por toda a humanidade, mas, historicamente, têm sido monopólio de uma minoria que usa como fator de dominação.
V. Não existe um método didático único, abstrato, capaz de servir a todos os conteúdos. Os métodos devem estar subordinados aos conteúdos. Métodos de ensino eficazes, que estimulam a atividade e incentiva o aluno; tem que favorecer o diálogo, o interesse do aluno. O professor é o mediador da relação pedagógica, um elemento insubstituível.