O respectivo sinal de balística resulta da impregnação de g...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q567401 Medicina Legal
O respectivo sinal de balística resulta da impregnação de grãos de pólvora incombusta que alcançam o corpo e se incrustam na pele, orientando a perícia quanto à posição da vítima e do agressor. Trata-se do sinal de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A)INCORRETA. Segundo Wilson, “orla de escoriação: também entendido como “orla de contusão" (Thoinot) [...]. É representada pela lesão de escoriação causada pela passagem do projétil." Wilson Luiz Palermo Ferreira. Medicina Legal. 2º Edição, 2017, pgs: 126. Ou seja, há o arrancamento da epiderme e o esticamento da derme.


B)INCORRETA. Segundo Wilson, “Orla de enxugo é representada pela orla de detritos e impurezas que ficam retidas na pele quando o projétil passa por ela. Auxilia na identificação da direção de incidência do projétil, já que é encontrada primordialmente nas lesões de entrada." Wilson Luiz Palermo Ferreira. Medicina Legal. 2º Edição, 2017, pgs: 126

C)INCORRETA. ZONA OU ORLA DE ESFUMAÇAMENTO- Possui pequeno diâmetro, sendo muito concentrada e de contorno nítido, com uma camada espessa e opaca que esconde a orla de enxugo. Distância de 10 a 30 cm. 

D)CORRETA. Segundo Wilson, “Orla de tatuagem: também chamada de zona de tatuagem, impregnação na pele-derme por grânulos de pólvora ou resíduos sólidos decorrentes da queima. Tem alcance maior que a fumaça." Wilson Luiz Palermo Ferreira. Medicina Legal. 2º Edição, 2017, pgs: 129. Acrescenta-se que esse tipo de orla supõe um disparo de 30 a 75 cm

E)INCORRETA. ORLA OU ZONA DE QUEIMADURA/CHAMUSCAMENTO (determina queimaduras de 1º e 2º graus). Há uma ação superaquecida dos gases que atingem e queimam a área. Em regiões com pelos, há a queima desses pelos, que terão aspectos quebradiços e queimados.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Alternativa D


ZONA DE TATUAGEM: produzida pelos grãos de pólvora incombusta ou parcialmente comburida e pequenos fragmentos desprendidos do projetíl, incrustando-se no alvo com maior ou menor profundidade, não removíveis por lavagem. Acima de 50cm a quantidade de partículas sólidas diminui progressivamente e rapidamente. Nos tiros perpendiculares apresenta-se sob a forma circular. Nos inclinados tem forma elíptica. Traço característico do orifício de entrada.


Fonte: Geraldo Miranda

Orla de contusão ou escoriação: apresenta-se como uma aréola na borda do orifício devido ao impacto do projétil (aréola equimótica). Fornece-nos a direção do tiro. É a mais externa no orifício. Pode ocorrer no orifício de saída, quando o projétil se depara com um obstáculo como um cinto ou encosto de cadeira. Orla de enxugo: ao penetrar na pele o projétil atrita nessa onde se limpa do sarro da arma (ferrugem, óleo ou fumaça ) que ficam na borda do orifício. É exclusiva dos orifícios de entrada. Situa-se logo abaixo da escoriação. Zona de tatuagem: é formada pelos resíduos de pólvora combusta ou não, que penetram na pele como projéteis secundários em torno de 30 a 75 cm de distância.Não é removível com lavagem. Zona de esfumaçamento ou tisnado: resulta da fumaça que é depositada na pele após o disparo e pode mudar a sua forma de acordo com a direção do tiro: circular no perpendicular; oval no oblíquo e alongado no tangencial. É removível com água. Obs.: não é observada quando é usada a pólvora branca. Zona de queimadura ou chamuscamento: é formada pela ação do calor dos gases da detonação sobre a pele e pêlos. Obs.: as vestes podem absorver certos materiais do disparo agindo como uma “primeira” pele, o que torna importante o estudo destas. Devido à elasticidade da pele as dimensões do orifício podem ser menor que o calibre do projétil.

 a) orla de escoriação ou contusão: Local onde o projétil passa e arranca a epiderme 

 b) orla de enxugo: O projétil passa sujo de substâncias da arma e decorrentes dos disparos, se limpa na pele deixando essa marca. Não é permanente.

 c) zona de esfumaçamento: É constituída por grânulos de fuligem resultantes da combustão da carga propelente, sendo superficial e se depositando apenas sobre a pele e/ou sobre as vestes interpostas, em tomo do orifício de entrada, deprimido, sendo facilmente removida da região por lavagem com bucha, água e sabão.

 d) zona de tatuagem:(CORRETA) O projétil insere partículas de chumbo e polvora na derme, causando marca permanente. 

 e) zona de chamuscamento: Produzida pelos gases superaquecidos resultantes da combustão, é uma zona caracteristica do orificio de entrada do projétil. É verificada pela ocorrência de queimaduras dos pelos e da peleda vítima. Caracteristica de tiro à queima roupa

 

Bons estudos!

D

Pólvora combusta (queimou) = falsa tatuagem/ esfumaçamento/ tisnado, apenas sujo;

Pólvora incombusta (não queimou) = tatuagem, os grãos fixam na pele.

Fonte: Qcolegas

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo