O capítulo 2, A política, da obra A política no mundo antigo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Nova Alvorada - RS
Q1221442 História
O capítulo 2, A política, da obra A política no mundo antigo, de Moses Finley, descreve a contribuição greco-romana na definição da política. Nele, o autor é cuidadoso quanto ao emprego da noção, porque, conforme afirma às páginas 68 a 70:
I. Havia grandes áreas cinzentas não facilmente classificáveis, por exemplo, as cidades selêucidas ou as cidades do império romano, com seu privilégio de administração autônoma num nível local rigorosamente definido. 
II. A política situa-se entre as atividades humanas mais excepcionais no mundo pré-moderno. Com efeito, foi uma invenção grega, ou talvez, mais corretamente, invenções separadas dos gregos e dos etruscos e/ou romanos.
III. Ainda que gregos e romanos tenham inventado a política e a história política, o que de fato os historiadores antigos escreveram foi a história da ação política de governos, o que não é a mesma coisa que política, principalmente sobre a ação política externa.
IV. Gregos e romanos tinham compulsão férrea para serem continuamente inventivos, quando novos, como foram estes últimos com o extraordinário procedimento de voto dos comitia curiata.
Quais estão corretas?
Alternativas