Pessoa jurídica de direito público da Administração Pública ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q465844 Direito Administrativo
Pessoa jurídica de direito público da Administração Pública Indireta, instituída diretamente por lei específica para o desempenho de atividades típicas de Estado, gozando de todas as prerrogativas e sujeitando-se a todas as restrições estabelecidas para Administração Pública Direta é denominada:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Trata-se do conceito de Autarquia. As únicas PJ da Adm. Indireta que são criadas (instituídas) diretamente por lei são as Autarquias e as Fundações Públicas de Direito Público. Como sequer tem fundação nas alternativas, fica fácil responder.

Curiosidade: "TRF-4 - Conflito de Competência (Seção) CC 50147378020144040000 5014737-80.2014.404.0000 (TRF-4).

Data de publicação: 14/07/2014.

Ementa: PROCESSUAL CIVIL. CONFLITO DE COMPETÊNCIA. EXECUÇÃO FISCAL. UNIÃO E AUTARQUIAS. COMPETÊNCIA FEDERAL DELEGADA. CRIAÇÃO DE UNIDADE AVANÇADA DE ATENDIMENTO. AUSÊNCIA DE MODIFICAÇÃO DA COMPETÊNCIA. 1. As execuções fiscais promovidas pela União e suas autarquias podem ser ajuizadas perante a Justiça Estadual do foro do domicílio do executado, caso a comarca não seja sede de vara federal. 2. A criação de Unidade Avançada de Atendimento da Justiça Federal, pela Resolução nº 43/2013 deste Tribunal, não modifica a competência das execuções fiscais em tramitação na Justiça Estadual, visto que a implantação da UAA não se confunde com a criação de Vara Federal. 3. A Resolução n.º 43/2013, ao estabelecer que não haveria redistribuição processual, não exorbitou do comando constitucional do art. 109 , § 3º , da CF."

Decreto-Lei nº 200/67

I - Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo