No que se refere ao poder regulamentar, julgue o it...
No que se refere ao poder regulamentar, julgue o item.
O exercício do poder regulamentar é restrito ao chefe do Poder Executivo Federal.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o poder regulamentar. Essa é uma competência importante dentro do Direito Administrativo, pois diz respeito à capacidade dos chefes do Poder Executivo de editar normas com o objetivo de detalhar e viabilizar a execução das leis.
O enunciado da questão afirma que o exercício do poder regulamentar é restrito ao chefe do Poder Executivo Federal. Essa afirmação está errada, o que corresponde à alternativa E. Vamos entender o porquê.
O poder regulamentar não é exclusivo do chefe do Poder Executivo Federal, que é o Presidente da República. Na verdade, ele é um poder que pode ser exercido por todos os chefes do Poder Executivo em diferentes esferas: federal, estadual, distrital e municipal. Isso significa que governadores e prefeitos também têm a competência para editar regulamentos de acordo com suas respectivas esferas de atuação.
Para fundamentar essa explicação, podemos considerar o artigo 84, inciso IV, da Constituição Federal, que confere ao Presidente da República a competência para expedir decretos e regulamentos para a fiel execução das leis. No entanto, essa competência também é replicada nas constituições estaduais e nas leis orgânicas dos municípios para os governadores e prefeitos, respectivamente.
Portanto, a afirmação de que o poder regulamentar é restrito ao chefe do Poder Executivo Federal não se sustenta, pois desconsidera a descentralização desse poder em outras esferas de governo.
Em resumo, a questão está errada porque limita de forma incorreta a abrangência do poder regulamentar.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Governadores e Prefeitos estão podres?
Errado
O poder regulamentar é exercido pelo Poder Executivo e se formaliza principalmente por meio de decretos e regulamentos, e não por leis e medidas provisórias. As leis são de competência do Poder Legislativo, enquanto as medidas provisórias são atos normativos com força de lei editados pelo Presidente da República em situações de relevância e urgência, mas não se confundem com o poder regulamentar.
O exercício do poder regulamentar (ou normativo) não é restrito exclusivamente ao chefe do Poder Executivo Federal. Na verdade, ele se aplica aos chefes do Poder Executivo em todas as esferas e níveis de governo, incluindo:
- Federal - Presidente da República.
- Estadual - Governadores.
- Municipal - Prefeitos.
Além disso, o poder regulamentar permite a criação de normas para a execução das leis (como decretos e regulamentos), que visam detalhar e orientar a aplicação das leis já aprovadas pelo Poder Legislativo, mas sempre sem inovar o ordenamento jurídico ou criar obrigações ou direitos novos.
GAB E
ERRADO
O exercício do poder regulamentar é restrito ao chefe do Poder Executivo Federal.
GOVERNADORES
PREFEITOS
ESPOSAS
AMANTES
FIM DA ESCALA 6X1
ESTUDE!!
O poder regulamentar é a prerrogativa que a Administração Pública tem de editar atos gerais para complementar as leis e possibilitar a sua aplicação. O chefe do Poder Executivo Federal, juntamente com os governadores e prefeitos, tem a competência para editar decretos regulamentares, também conhecidos como decretos executórios.
O poder regulamentar é um ato normativo secundário, ou seja, é inferior e complementar às leis. O regulamento não pode alterar a lei, mas apenas completá-la.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo