O Estado do Rio Grande do Norte, após o adequado processo li...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2186896 Direito Administrativo
O Estado do Rio Grande do Norte, após o adequado processo licitatório, celebra contrato administrativo com a sociedade empresária XYZ. No curso da avença, a contratada descumpre cláusulas contratuais. Com efeito, o Estado contratante, após a observância do contraditório e da ampla defesa, aplica à contratada sanções previstas no pacto administrativo. 

Nesse cenário, é correto afirmar que há a manifestação do poder:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata dos poderes administrativos. Vejamos cada um dos poderes da administração pública mencionados nas alternativas da questão:

Poder hierárquico é o poder que decorre da organização hierarquizada da administração pública, sendo o poder exercido pelas autoridades e órgãos hierarquicamente superiores com relação aos seus subordinados.

Poder normativo é o poder da administração pública de aditar atos normativos de caráter geral.

Poder disciplinar é o poder da administração pública de apurar e sancionar infrações administrativas praticadas por pessoas sujeitas à disciplina administrativa. São sujeitos à disciplina administrativa, por exemplo, os servidores públicos e as empresas privadas contratadas pela administração pública.

Poder vinculado é o poder da administração pública de praticar atos vinculados que são atos cujos elementos são todos estabelecidos em lei, de modo que não há margem de liberdade do administrador público na prática do ato.

Poder de polícia é o poder da administração de limitar o exercício de direitos e atividades por particulares visando o benefício de toda coletividade. Todos os particulares estão sujeitos ao poder de polícia são exemplos de atividades de polícia a fiscalização de trânsito e a vigilância sanitária.

Na situação hipotética da questão, sociedade empresária, contratada pela administração, ao descumprir cláusulas contratuais, pratica infração administrativa e está sujeita a sanções administrativas, aplicadas no exercício do poder disciplinar, já que a pessoa jurídica contratada pela administração pública está sujeita à disciplina administrativa. Desse modo, a resposta da questão é a alternativa C.

Gabarito do professor: C. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O poder disciplinar autoriza à Administração Pública a apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e às demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa.” (ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito Administrativo Esquematizado.1ª ed. São Paulo: Método, 2015.E-book. P.225)

Foi cobrado:

(CESPE/2018) O poder disciplinar, decorrente da hierarquia, tem sua discricionariedade limitada, tendo em vista que a administração pública se vincula ao dever de punir (CERTO)

Gab: C

Conforme Di Pietro: " Poder disciplinar é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa (...). Não abrange as sanções impostas a particulares não sujeitos à disciplina interna da Administração, porque, nesse caso, as medidas punitivas encontram seu fundamento no poder de polícia do Estado. O poder disciplinar se aplica a todos que estão sujeitos à disciplina da administração, - ainda que inexista hierarquia -, e não somente aos servidores que cometem infrações funcionais.

O poder disciplinar autoriza à Administração Pública a apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e às demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa em razão de um vínculo específico. Dessa forma, somente está sujeito ao poder disciplinar aquele que possui algum vínculo específico com a Administração, seja de natureza funcional ou contratual. Fonte: ALEXANDRE, Ricardo, DEUS, João de. Direito Administrativo, 4ª edição

Resumindo:

QUANDO HÁ VÍNCULO COM A ADM. PÚBLICA -------> PODER DISCIPLINAR

QUANDO NÃO HÁ VINCULO----------------------------------> PODER DE POLICIA

Gab.: C

A questão exige conhecimento acerca dos Poderes Administrativos e pede ao candidato que assinale o item correto, de acordo com o texto que segue: "O Estado do Rio Grande do Norte, após o adequado processo licitatório, celebra contrato administrativo com a sociedade empresária XYZ. No curso da avença, a contratada descumpre cláusulas contratuais. Com efeito, o Estado contratante, após a observância do contraditório e da ampla defesa, aplica à contratada sanções previstas no pacto administrativo." 

Para responder esse tipo de questão, seguem dicas das quais você conseguirá descobrir qual é o Poder Administrativo.

  • Se a Administração punir um particular → Poder de Polícia
  • Se o chefe está mandando no servidor → Poder Hierárquico
  • Se o chefe estiver punindo o servidor → Poder Disciplinar
  • Se a Administração punir um particular que tenha vínculo jurídico com a administração pública → Poder Disciplinar 

Assim, tendo em vista que o Estado do RN tem vínculo jurídico com a empresa XYZ e ante a inobservância das cláusula contratuais, ao aplicar as sanções o Estado do RN estará diante do uso do Poder Disciplinar.

Gabarito: C

No cenário apresentado, a manifestação do poder é:

C

disciplinar.

Após a constatação do descumprimento das cláusulas contratuais, o Estado contratante, seguindo o devido processo legal, aplica sanções à contratada. Essas sanções são previstas no próprio contrato administrativo e têm natureza disciplinar, visando corrigir o comportamento inadequado da contratada e garantir a regular execução do contrato. Portanto, a manifestação do poder nesse caso é de natureza disciplinar.

GAB: C

PODER HIERÁRQUICO - Tem caráter ordenativo da atuação administrativa!

PODER DISCIPLINAR - Tem caráter sancionatório e decorre da hierarquia!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo