Com relação às atribuições do assessor de imprensa e à rotin...
nserir o nome da entidade ou empresa no título de um release é uma prática comum e indicada pelas assessorias, pois permite antecipar o que se pretende divulgar.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é Errado (E).
Para entender por que a inserção do nome da entidade ou empresa no título de um release não é uma prática comum e indicada pelas assessorias de imprensa, precisamos compreender algumas boas práticas de redação de releases.
Um release é um comunicado oficial preparado pela assessoria de imprensa para divulgar informações relevantes sobre uma entidade ou empresa. O objetivo principal é atrair a atenção da mídia e, consequentemente, do público.
Vamos analisar os pontos principais:
1. Título do release: O título deve ser atraente e conciso, e principalmente, focado na notícia ou no conteúdo relevante que se deseja divulgar. Incluir o nome da entidade ou empresa no título pode tornar o título menos interessante e objetivo, desviando o foco da mensagem principal que se quer passar.
2. Relevância da Informação: O aspecto noticioso ou o gancho principal deve ser destacado no título, de forma que desperte o interesse imediato do jornalista. A informação sobre qual entidade ou empresa está envolvida pode ser mais apropriada para o corpo do texto ou, se relevante, uma chamada de destaque, mas não necessariamente no título.
3. Práticas de Assessoria de Imprensa: Profissionais da área de jornalismo e assessoria de comunicação geralmente recomendam que o título seja breve e impactante, destacando a novidade ou o fato principal. Isso facilita o trabalho dos jornalistas, que procuram informações de interesse público rapidamente.
Portanto, a afirmação de que inserir o nome da entidade ou empresa no título de um release é uma prática comum e indicada é incorreta. Isso porque, em geral, o mais aconselhável é que o título foque na notícia ou aspecto mais relevante da informação a ser divulgada, deixando detalhes como o nome da entidade para o decorrer do texto.
Espero que essa explicação ajude a entender melhor a lógica por trás da redação de releases e as práticas recomendadas em assessoria de imprensa. Se tiver mais dúvidas ou precisar de outras explicações, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Aqui a Cespe acertou. Se a estória tiver grande valor como notícia, um título que enalteça essa estória tem mais valor do que o nome da empresa. Os veículos de comunicação não têm interesse em divulgar empresa X ou Y, eles querem saber de boas estórias, que cativem o seu público.
Releases que abrem com empresa X faz isso e aquilo eles recebem aos montes, mas uma boa estória é rara de se receber.
Discordo do meu grande colega Vinícius. Rs. Há controvérsias.
É claro que uma grande estória vale mais e dignifica muito mais a nossa profissão que uma carteirada, mas vamos lá.
E uso o próprio argumento dele para refletir. "Se a estória tiver grande valor como notícia..." A questão não fala em valor notícia.
E voltamos ao 'se'. Se você trabalhar na assessoria da Petrobras, BNDES, Sebrae, CNI, Firjan, Fiocruz... E jogar no título uma dessas palavrinhas, a chance é grande de já começar bem para emplacar a notícia.
É uma prática comum, conforme diz a questão? Sim, é comum.
Indica pelas assessorias, talvez. Aí sim, depende de onde você trabalha.
Permite antecipar o que se pretende divulgar? Se for uma instituição de peso, em grande parte, sim.
Enfim, não daria tão crédito ao Cespe. Rs.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo