Joana é psicóloga na área de saúde e, a pedido do pai, entro...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: MPE-AL Prova: FGV - 2018 - MPE-AL - Psicólogo |
Q914678 Psicologia

Joana é psicóloga na área de saúde e, a pedido do pai, entrou em contato com uma antiga paciente, que ainda é criança. O pai pediu que Joana, como terapeuta, atendesse sua filha, na medida em que ela estava em sofrimento psíquico em decorrência de um grave problema de saúde, que a deixou hospitalizada. Por estar em litígio com a mãe da menina, o pai via-se impedido de acompanhar todos os procedimentos médicos de internação e tratamento. Joana atendeu a paciente e redigiu um documento que provavelmente será anexado ao processo dos pais.


De acordo com a resolução nº 07/03 do CFP, Joana deve redigir

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A psicóloga apenas atendeu, ela nao fez avaliação psicológica, então isso já exclui laudo, relatório e parecer. Sobraria declaração e atestado, porém no atestado não se registra diagnóstico, prognóstico e sugestão de plano terapêutico, restando portanto apenas a letra A (declaração, que sim, não registra sintomas e estado psicológico).

Redação da questão está horrível.

RESOLUÇÃO CFP Nº 007/2003

 

A questão não fala que houve a realização de uma avaliação psicológica, mas um atendimento da psicóloga enquanto terapeuta. Desse modo, os documentos decorrentes do processo de avaliação psicológica, quais sejam, atestado e laudo/relatório podem ser descartados, restando, assim, somente as assertivas "a" e "e" que tratam de documentos que não são resultantes de avaliação psicológica, quais sejam, declaração e parecer, respectivamente, de acordo com a Resolução 007/2003, vejamos:

"A Declaração e o Parecer psicológico não são documentos decorrentes da avaliação Psicológica, embora muitas vezes apareçam desta forma."

 

Contudo, a assertiva "e" traz que o parecer contém uma descrição detalhada do estado psicológico da menina, o que está em desacordo com a Resolução 007/2003 que traz, em sua redação que o parecer:

"é um documento fundamentado e resumido."

 

Logo, resta apenas a assertiva "a" que, além de trazer um documento não decorrente da avaliação psicológica, ainda traz um característica do mesmo de acordo com a referida resolução, afinal, segundo a mesma, na declaração:

"não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos."

 

Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

------------------- 

Gabarito: A

Questão truncada! Não ficou claro qual era o objetivo do atendimento (documento).

Manuela, no Parecer tem NÃO tem Avaliação Psicológica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo