O marco regulatório da primeira infância é uma lei sancionad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: MPE-AL Prova: FGV - 2018 - MPE-AL - Psicólogo |
Q914699 Psicologia

O marco regulatório da primeira infância é uma lei sancionada em 2016 que reconhece a especificidade e a relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.


Considerando as teorias que tratam do desenvolvimento nesta fase da vida, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - O conjunto de perturbações vividas por crianças institucionalizadas e com total privação de cuidados maternos é denominado, por René Spitz, de hospitalismo.

Justificativa da Alternativa Correta:

René Spitz foi um importante psicanalista que estudou os efeitos da privação emocional em crianças. Ele identificou uma síndrome chamada hospitalismo, observada em crianças institucionalizadas que careciam de um ambiente afetivo estável e de cuidados maternos adequados. Essas crianças desenvolviam uma série de problemas físicos e emocionais, como atraso no desenvolvimento, depressão e maior suscetibilidade a doenças.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - Segundo Jean Piaget, no estágio pré-operatório a criança é capaz de compreender as noções de conservação e reversibilidade.

Essa alternativa está incorreta porque, segundo a teoria de Jean Piaget, no estágio pré-operatório (entre 2 e 7 anos), a criança ainda não desenvolveu a capacidade de compreender noções de conservação e reversibilidade. Essas habilidades são características do estágio operatório concreto, que ocorre aproximadamente entre os 7 e 11 anos de idade.

C - Na teoria do psicanalista inglês Donald Winnicott, o objeto transicional caracteriza o estágio de dependência absoluta.

Na teoria de Donald Winnicott, o conceito de objeto transicional é introduzido para descrever objetos (como um cobertor ou um brinquedo) que ajudam a criança a fazer a transição entre o estado de dependência absoluta para uma independência maior. Portanto, essa alternativa está incorreta, pois o objeto transicional não caracteriza o estágio de dependência absoluta.

D - A primeira etapa do desenvolvimento psicossocial, na teoria de E. Erikson, é marcada pela crise entre a iniciativa e a culpa.

Esta alternativa está incorreta porque, segundo Erik Erikson, a primeira etapa do desenvolvimento psicossocial é marcada pela crise entre confiança versus desconfiança, que ocorre aproximadamente no primeiro ano de vida. A crise entre iniciativa e culpa ocorre posteriormente, durante a terceira etapa, que se situa entre os 3 e 6 anos de idade.

E - De acordo com Melanie Klein, o aleitamento materno garante a saúde psíquica dos bebês, prevenindo o desenvolvimento da posição esquizo-paranoide.

Esta alternativa está incorreta pois, na teoria de Melanie Klein, a posição esquizo-paranoide é uma fase normal do desenvolvimento psíquico infantil que ocorre nos primeiros meses de vida. O aleitamento materno é importante para o desenvolvimento saudável do bebê, mas não previne a posição esquizo-paranoide, que é uma fase intrínseca à formação do ego e às primeiras relações de objeto.

Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão. Sinta-se à vontade para perguntar mais, caso tenha outras dúvidas!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 a) CORRETA . 

 b) (ERRADA) Segundo Jean Piaget, no estágio pré-operatório a criança NÃO É CAPAZ de compreender as noções de conservação e reversibilidade. 

 c) (ERRADA) Na teoria do psicanalista inglês Donald Winnicott, o objeto transicional caracteriza o estágio de dependência absoluta. 

 d) (ERRADA) A primeira etapa do desenvolvimento psicossocial, na teoria de E. Erikson, é marcada pela crise entre  A CONFIANÇA X A DESCONFIANÇA. 

 e)  (ERRADA) Melanie Klein NAO AFIRMA que o aleitamento materno  garante a saúde psíquica dos bebês ou que previne o desenvolvimento da posição esquizo-paranoide. 

Trabalhando em um orfanato, Spitz (1945) observou que os bebês que eram alimentados e vestidos, mas não recebiam afeto, nem eram se- gurados no colo ou embalados, apresentavam a síndrome por ele denominada hospitalismo. Esses bebês tinham dificuldades no seu desen- volvimento físico, faltava-lhes apetite, não ga- nhavam peso e, com o tempo, perdiam o inte- resse por se relacionar, o que levava a maioria dos bebês ao óbito. René Spitz descreveu, por- tanto, o resultado da ausência dos pais e do afe- to como fator determinante no desenvolvimen- to com prognóstico reservado.

Por que a B é falsa?

Sobre o objetivo transicional: marca, na verdade, o processo de transição da dependência absoluta à dependência relativa

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo