Em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto I...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3104945 Português
Texto I


     (...) as nações latinas do Novo Mundo não se podem queixar de deslembradas. Cada incidente, ainda sem grande relevo, encontra repercussão na imprensa europeia. Não aparecem, é verdade, nenhuns desses longos estudos, circunstanciados e sábios, onde os mestres em assuntos internacionais dizem o que sabem sobre a história política, social e econômica do país de que se ocupam, para daí deduzirem os seus juízos. Não; como de costume, sempre que se trata das repúblicas latino-americanas, os doutores e publicistas da política mundial se limitam a lavrar sentenças — invariáveis e condenatórias. Como variantes dessas sentenças, eles se limitam a ditar, de tempos em tempos, uns tantos conselhos axiomáticos.

Manoel Bomfim. América Latina: males de origem. Brasília: Editora Universidade de Brasília, p. 24 (com adaptações).

Em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto I, julgue (ou E) o item a seguir. 


Na construção argumentativa do texto, o autor faz uma pausa retórica mediante o emprego do “Não” (quarto período), para relativizar sua oposição ao conteúdo do período imediatamente anterior, e repete, nos dois últimos períodos, a expressão “se limitam” com o propósito de reforçar sua crítica à visão eurocêntrica, por ele considerada superficial e pretensamente superior. 


Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acredito que quando o texto diz, em relação ao autor, "por ele considerada superficial e pretensamente superior", está extrapolando, pois no texto o autor não deixa explícita essa visão.

Também acho interessante mencionar que a questão não pede interpretação, inferência ou conclusão a partir das ideias do texto, o que me leva a crer que só se deve considerar o que está escrito, e não o que está subscrito.

Para mim, a pausa retórica não foi para relativizar a posição do autor, mas reforçá-la.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo