Em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto I...
Em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto I, julgue (C ou E) o item a seguir.
Segundo o autor do texto, cada incidente ocorrido na América Latina é objeto de estudos aprofundados destinados a lavrar sentenças condenatórias.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
as nações latinas do Novo Mundo não se podem queixar de deslembradas. Cada incidente, ainda sem grande relevo, encontra repercussão na imprensa europeia. Não aparecem, é verdade, nenhuns desses longos estudos, circunstanciados e sábios, onde os mestres em assuntos internacionais dizem o que sabem sobre a história política, social e econômica do país de que se ocupam, para daí deduzirem os seus juízos.
A resposta é errada, pois pode ser justificada pela passagem " como de costume, sempre que se trata das repúblicas latino-americanas, os doutores e publicistas da política mundial se limitam a lavrar sentenças"
Errado.
Na verdade, o estudo, de acordo com o texto, é limitado, não aprofundado.
Não; como de costume, sempre que se trata das repúblicas latino-americanas, os doutores e publicistas da política mundial se limitam a lavrar sentenças — invariáveis e condenatórias. Como variantes dessas sentenças, eles se limitam a ditar, de tempos em tempos, uns tantos conselhos axiomáticos.
"Longos estudos" é diferente de dizer "estudos aprofundados"
Errado
O texto de Manoel Bomfim expressa exatamente o oposto do que está sendo afirmado no item. Ele menciona que, ao contrário de serem objeto de estudos aprofundados, os incidentes na América Latina "encontram repercussão na imprensa europeia" mas não no formato de "longos estudos, circunstanciados e sábios". Em vez disso, a imprensa europeia "se limita a lavrar sentenças — invariáveis e condenatórias" sem a profundidade ou o cuidado que caracterizaria um estudo aprofundado. Portanto, a afirmação do item está incorreta em relação ao texto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo