No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3104949 Português
Texto II

   Um senhor que conheci fez-se uma celebridade em astronomia, com auxílio dos saraus que lhe eram oferecidos pelos amigos (...). E tudo isso com mais uns amigos dedicados a lhe oferecer bailes, por ocasião das suas portentosas descobertas nos céus ignotos, levaram o governo da Bruzundanga a nomeá-lo diretor (...).

   Para obviar tais inconvenientes, houve alguém que teve a ideia de “canalizar”, de “disciplinar” o entusiasmo do povo bruzundanguense, entusiasmo tão necessário às manifestações que lá há constantemente, e tão indispensáveis são ao fabrico de grandes homens que dirijam os destinos da grande e formosa República (...).

Lima Barreto. Os bruzundangas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, Coleção Biblioteca Básica Brasileira, 2023, p. 106 (com adaptações).



No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto II, julgue (ou E) o item seguinte.


No segmento “nos céus ignotos” (segundo período do primeiro parágrafo), para expressar a natureza desconhecida do firmamento, o narrador atribui aos “céus” uma qualidade intrinsecamente humana.


Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

IGNOTO: DESCONHECIDO, AQUILO QUE NÃO SE CONHECE

GABARITO: ALTERNATIVA ERRADA

No segmento "nos céus ignotos", o termo "ignotos" significa "desconhecidos" e não implica a atribuição de uma qualidade humana aos céus. A expressão simplesmente descreve o firmamento como desconhecido ou inexplorado, sem a utilização de recursos estilísticos que confeririam características humanas, como a personificação.

ERRADO. 

ignotos

Ignotos é o plural de ignoto. O mesmo que: camuflados, desconhecidos, ignorados, incógnitos, indeterminados, obscuros, ocultos.

Errado

No segmento "nos céus ignotos", o narrador utiliza o adjetivo "ignotos" para qualificar os céus, referindo-se à natureza desconhecida ou não explorada do firmamento. No entanto, "ignotos" não atribui uma qualidade intrinsecamente humana aos céus; em vez disso, o termo descreve algo que é desconhecido ou não reconhecido, sem implicar em características humanas. A palavra "ignotos" é uma forma de destacar a extensão do desconhecido nas descobertas astronômicas, não de personificar ou humanizar o céu.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo